• Matéria: Artes
  • Autor: arielly5415
  • Perguntado 5 anos atrás

Cite suas obras que você conhece,atuais ou de outro período histórico ,da cultura indígena (brasileira e latino-americana)e da cultura africana

Respostas

respondido por: andrezareis
209

Resposta:

A Terra sem Males: Mito guarani

Das Crianças Ikpeng para o Mundo Marangmotxíngmo Mïrang

A Terra dos Mil Povos: História indígena do Brasil contada por um índio

Câmera na Mão, o Guarani no Coração

Kurumi Guaré no Coração da Amazônia

Wamrêmé Za’ra: Nossa palavra – Mito e história do povo xavante, de Sereburã

Explicação:


francisco3253: mds cala boca
francisco3253: tenha respeito
francisco3253: seu bosta
arieldure99: hahahahahhaha
arieldure99: q resolver na mão hahhaaha
arieldure99: linda demais
souzanicholas227: vdd linda demais
souzanicholas227: muito linda
rayslegaaaa: Obrigada moça ajudou demais valeu :)
fabianamota354: Valeu gatona meus para bens
respondido por: rafaeleramos
9

 Sobre obras literárias da cultura indígena podemos citar "As serpentes que roubaram a noite: e outros mitos" de Daniel Munduruku, "Kurumi Guaré no Coração da Amazônia" de Yaguarê Yamã e, sobre as africanas podemos citar "Americanah" e "O Perigo de uma História Única" ambas de  Chimamanda Ngozi Adichie.

 Daniel Munduruku (1964) é escritor de literatura infantil e professor brasileiro de Belém, Pará, pertecente à etnia indígena Munduruku. Seu livro citado acima reúne um compilado de histórias que foram contadas de geração em geração  para que crianças indígenas conheçam a história de luta de seu povo e tenham amor à sua história.

 Yaguarê Yamã (1973), brasileiro de Nova Olinda do Norte (AM), é escritor e desenhista pertencente à etnia Maraguá. Seu livro citado acima fala sobre espíritos da florestas e luta entre homem e animais e um kurumi  que segue a tradição de seu povo para que seja sábio conforme cresce.

 Chimamanda Adichie (1977) é escritora Nigeriana de Enugu. Seu livro primeiro livro citado conta a história de Ifemelu que em um péssimo contexto de governo militar na Nigéria muda-se para os Estados Unidos para cursar a universidade, se deparando nesse novo mundo  com questões como a racial, a de imigrante e de mulher negra e, voltando quinze anos depois ao seu país de origem e lida com questões que deixou antes de partir, como seu amor com Obinze.

 Seu segundo livro citado aborda povos e culturas nos alertando sobre o perigo de ouvir apenas uma versão da história, pois é importante uma diversidade de narrativas para maior compreensão dos assuntos.  

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/16169386  

https://brainly.com.br/tarefa/32500422

Anexos:
Perguntas similares