Respostas
Resposta:
DisciplinasGabarito Enem
25
Simulador SisuCursos e PlanosBlog DescomplicaTudo Sobre EnemTudo Sobre EnccejaJá sou aluno
Descomplica
Propostas de Redação do ENEM
Modelo de Redação: Racismo no Brasil - Como combater esse mal no século XXI?
Racismo no Brasil: como combater esse mal no século XXI?
Racismo no Brasil: como combater esse mal no século XXI?
Não há dúvidas que o tema Racismo no Brasil é sempre contemporâneo. Infelizmente, mesmo após mais de 100 anos do fim da escravidão no país, o preconceito racial é um realidade cotidiana na sociedade brasileira. Pensando nisso, separamos para você este modelo de redação feita pela monitora Bruna Saad. Confira, estude o tema e fique pronto para as provas!
Racismo no Brasil: o árduo caminho em busca de igualdade
O preconceito racial faz parte da estrutura da sociedade brasileira, sem dúvidas, sua principal raiz é a escravidão. Diante desse fato, aproximar as realidades dos negros e brancos continua sendo um enorme desafio. Com o objetivo de amenizar o problema foram criadas políticas que visam combater a desigualdade social dos negros, uma delas é a lei que criminaliza a discriminação por raça.
A polêmica política de cotas é outra medida que tem como principal objetivo a integração dos negros à sociedade. Muitas discussões giram em torno dessa medida, algumas pessoas defendem que os alunos que ingressarem em uma universidade por meio de cotas rebaixam a qualidade do ensino das instituições. No entanto, nota-se o contrário: os estudantes negros provenientes do sistema de cotas são ainda mais dedicados, pois valorizam o fato de estarem em uma faculdade.
Explicação:
espero ter ajudado !!
Racismo o câncer da sociedade
O racismo é um preconceito que vem enraizado em nossa sociedade desde o início do século.
Se perguntarmos porque uma pessoa é racista ,muito provavelmente ela não terá argumentos para defender a sua opinião.
O racismo se propaga através das famílias, que fazem comentários depreciativos sobre o negro ,e essas crianças e jovens seguem essa mesma linha de raciocínio de suas famílias.
Essa é uma questão cultural e educacional, porque as maiores contribuições para a nossa formação cultural vem dos negros.
O racismo é tão sem fundamento que devido a miscigenação das raças, o sangue negro corre mas crias daqueles que o repudiam .
Não é a cor da pele que determina o caráter do indivíduo.
O Brasil se tornou um país doente ,que renega sua própria Cultura e o mais triste é ver que os jovens continuam agindo da mesma forma ,sem parar para refletir sobre seus atos e atitudes,infelizmente continuam sendo seguidores de opinião, sem nenhuma base para defender o seu ponto de vista.
Ser negro não é motivo para ter vergonha, e nem se sentir inferior.
Vergonha devem sentir aqueles que tratam mal aqueles que contribuíram e muito para a nossa Cultura e progresso.
Antes de usar a palavra racismo,pergunte a si mesmo ,se na sua árvore genealógica não existiu um negro.
A honestidade de uma pessoa não está na cor da pele ,mas sim no caráter de cada um.