Getúlio Vargas foi o presidente que ocupou o cargo máximo do executivo nacional por mais tempo: seu primeiro governo durou 15 anos, e o segundo, três anos e meio. A última fase do seu primeiro mandato é conhecida como “Estado Novo” (1937-1945) e caracteriza-se por centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo. Sobre esse período, analise as alternativas seguintes.
I. Com o objetivo de fortalecer o governo varguista, foi criado o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), responsável pela divulgação e pelo enaltecimento dos atos presidenciais.
II. Com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), foram concedidos alguns direitos aos trabalhadores, como décimo terceiro salário, férias remuneradas e licença-maternidade.
III. Em 1942, o Brasil oficializou sua participação na Segunda Guerra Mundial, organizando a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que fora enviada para lutar na Itália, ao lado do exército norte-americano.
IV. Apesar do autoritarismo e da centralização do poder, durante o Estado Novo o governo não usou de artifícios para anular a oposição ao regime. Ao contrário, era valorizada a liberdade de expressão.
V. Em troca da cessão de bases militares em território brasileiro, os Estados Unidos financiaram a construção da Companhia Siderúrgica Nacional, empresa estatal que teve papel fundamental na industrialização do Brasil.
Respostas
respondido por:
8
Com base em meus conhecimentos históricos apenas a questão IV se mostra falsa.
respondido por:
10
I - VERDADEIRA
II - VERDADEIRA
III - VERDADEIRA
IV - FALSA
V - VERDADEIRA
BONS ESTUDOS!
II - VERDADEIRA
III - VERDADEIRA
IV - FALSA
V - VERDADEIRA
BONS ESTUDOS!
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás