01) Por que o governo do presidente João Figueiredo foi importante para a republica no Brasil?
02) O presidente Jose Sarney era vice de Tancredo Neves. Por que Sarney chegou ao governo? Explique
03) Cite pontos positivos e negativos do governo José Sarney.
04) A constituição de 1988 trouxe de volta a democracia ao país. Cite 4 características dessa constituição.
05) Produza um texto explicativo sobre as eleições de 1989 no Brasil .
Respostas
1) Porque Figueiredo abriu as portas para a democracia política no Brasil, que resultou no fim do regime militar em 1985. Ele acabou com o bipartidarismo, criou a lei da anistia que previa a liberação de presos políticos, fim do exílio e a reparação da cidadania.
2) Tancredo Neves não conseguiu tomar a posse do cargo de presidente por conta de graves problemas de saúde na véspera da posse e acabou falecendo. Assim, José Sarney, por ser o vice-presidente, assumiu a presidência.
3) Criou uma Assembleia Constituinte para redigir uma nova Constituição, houve a criação de uma nova Constituição que buscou garantir os direitos individuais, a chamada Constituição Cidadã e isso aumentou o apoio popular. Pontos negativos: Como o Brasil estava enfrentando uma crise econômica gravíssima, criou-se o Plano Cruzado, que apesar de seu sucesso inicial, começou a falhar e os comerciantes perderam dinheiro e começou a faltar alguns produtos no mercado. O dragão da inflação voltou e o governo Sarney finalizou o mandato com taxas inflacionárias acumuladas em 1794% no último ano de governo.
4) Algumas das características da Constituição de 1988, também chamada de Constituição Cidadã, são: separação do poder em 3 (judiciário, legislativo e executivo), voto obrigatório e universal, direito de greve e liberdade sindical.
5) Com o fim do governo Sarney, as expectativas pelas eleições diretas eram grandes. Desde a eleição de Jânio Quadros (em 1960), o povo não comparecia às urnas para eleger um presidente. Havia uma grande esperança de que um novo presidente pudesse proporcionar grandes melhorias no Brasil, principalmente no controle da inflação.
Houve mais de 20 candidatos à presidência, entre eles, Luiz Inácio Lula da Silva, Leonel Brizola, Mário Covas, Paulo Maluf e Fernando Collor de Mello. Passaram para o segundo turno Fernando Collor (do PRN) e Lula (do PT). Foi uma eleição acirrada, mas o candidato Fernando Collor de Mello acabou ganhando.
Isso tomou meu tempo, mas pelo menos foi uma forma de estudo. Tenho prova sobre a Nova República essa semana. Enfim, bons estudos!