Haddad (p. 197, 2007), diz: “Apesar da Educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil vir gradativamente sendo reconhecida como direito para milhões de pessoas que não tiveram a oportunidade de realizar sua escolaridade desde meados do século passado, esse direito só foi formalizado em Lei, como dever de oferta obrigatória pelo Estado brasileiro a partir da Constituição de 1988 e reafirmado pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996.” Considerando esta temática, assinale a opção INCORRETA: Escolha uma:
A. A formação do professor para atuar na educação de jovens e adultos pode ser aligeirada, sendo facultada ao voluntariado e o desejo de ensinar a quem não sabe ler e escrever.
B. Um sujeito analfabeto pode ser considerado letrado, pois está em contato direto com a língua falada e os usos sociais que a leitura e a escrita representam, tem contato com a leitura que as pessoas fazem pra ele de receitas de comidas, cartas, bilhetes, cartazes, jornais, revistas...
C. O trabalho pedagógico nas turmas da educação de jovens e adultos (EJA) deve ser desenvolvido por meio de “temas geradores”, o teórico que escreveu a este respeito foi o pernambucano Paulo Freire.
D. As bases Legais que asseguram a oferta do ensino às pessoas que não tiveram oportunidade de cursar conforme a idade e ano/série apontam que não deve existir nenhum tipo de discriminação ou preconceito e que o ensino deve ser oferecido como um direito efetivo.
E. A erradicação do analfabetismo e a universalização do acesso à escola devem ser concomitantes e possíveis a todos os brasileiros, no mínimo o ingresso ao ensino fundamental.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
item A
Explicação:
O professor da EJA não deve ter uma formação aligeirada, nem deve ser facultada ao voluntariado e ao desejo. Este deve compreender a realidade deste público e desenvolver um ensino-aprendizagem. O professor deve ter uma formação continuada para ser também sujeito determinante e determinado em processo de aprender por toda a vida.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás