• Matéria: História
  • Autor: cookie28
  • Perguntado 9 anos atrás

quando foi a unificação da Itália e como ocorreu?

Respostas

respondido por: gabrielalosano
6
A península itálica era dividida em várias "unidades", e de acordo com o Congresso de Viena, ela era dominada pelo Império Austríaco, Dinastia dos Bourbon (Reino das Duas Sicílias), Estados pertencentes a Igreja de São Pedro e o Estado governado por um monarca liberal (Reino Piemonte). 

Em 1848, com as diversas transformações industriais na península, Carlos Alberto, rei de Piemonte, lançou a primeira tentativa de unificação, declarando guerra a Áustria, que dominava os reinos do Norte. Assim, surgiram diversas rebeliões nos Estados que foram sufocadas pelas tropas austríacas junto com a intervenção francesa. Carlos já sob pressão deixa o trono para seu filho, Vitor Emanuel II. 
A burguesia incentivava a unificação do Estado, então, o primeiro-ministro Camilo Benso (Conde de Cavour) e manifestantes como Giuseppe Mazzini lideraram tal ato. No Sul, Giuseppe liderou o exército dos camisas vermelhas, ocupando as Duas Sicílias e afastando os Bourbon do poder. No final de 1860, a unificação estava quase concluída e em 1861, Vitor foi proclamado rei da Itália. Porém, Veneza e Roma resistiram a unificação, somente em 1866 e 1870, elas foram anexadas, respectivamente. Portanto, a unificação oficial da Itália foi no ano de 1870.
Perguntas similares