Em 1999, o Conselho Nacional de Educação instituiu as primeiras Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEI’s) para a Educação Infantil. Em 2009 o documento passou por uma revisão para que as propostas pedagógicas das escolas de educação infantil tivessem melhores princípios, fundamentos e procedimentos às práticas pedagógicas. Sobre esse documento é correto dizer que: I. As escolas de Educação Infantil deveriam de criar procedimentos para acompanhar o trabalho pedagógico do professor e para avaliar o desenvolvimento das crianças. O principal objetivo desse acompanhamento e avaliação consistia na seleção, promoção ou classificação tanto de alunos como dos professores. II. Nele foi apresentado que frequência na Educação Infantil não era uma condição (pré-requisito) para a matrícula no Ensino Fundamental; III. A proposta pedagógica das escolas de Educação Infantil deveriam ter como objetivo a garantia da criança aos processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, bem como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas na afirmativa III.
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
E - Somente na afirmativa I.
Respostas
Resposta:
C - Apenas nas afirmativas II e III.
Explicação:
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Página 29:
12. Avaliação
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
- A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;
- Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);
- A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);
- Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;
- A não retenção das crianças na Educação Infantil.
Página 15:
3. Concepção da Educação Infantil
Matrícula e faixa etária:
A frequência na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.
Página 18:
6. Objetivos da Proposta Pedagógica
A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
Resposta:
C - Apenas nas afirmativas II e III.
Explicação:
C - Apenas nas afirmativas II e III.