explique quais as principais características que diferenciam os povos do sambaqui dos povos marajoara?
Respostas
Resposta:
A cultura Marajoara foi a que alcançou o maior nível de complexidade social na pré-história brasileira. Essa complexidade se expressa também na sua produção cerâmica, tecnicamente elaborada, caracterizada por uma grande diversidade de formas e decorada com esmero. As peças exibidas aqui estão relacionadas a práticas cerimoniais. Algumas foram encontradas em contextos funerários, outras provavelmente foram utilizadas em rituais de passagem. A iconografia Marajoara – fortemente centrada na figura humana e na representação de animais da floresta tropical revestidos de significados simbólicos – compõe um intrincado sistema de comunicação visual que se vale de simetrias, elementos pareados, repetições rítmicas e oposições binárias para reafirmar, transmitir e perpetuar uma determinada visão de mundo.
Estatueta feminina em forma de falo
ESTATUETA FEMININA EM FORMA DE FALO
Estatueta oca em forma de falo
ESTATUETA OCA EM FORMA DE FALO
Peça antropomorfa em forma de falo
PEÇA ANTROPOMORFA EM FORMA DE FALO
Pequeno recipiente antropomorfo
PEQUENO RECIPIENTE ANTROPOMORFO
Tangas
TANGAS
Urna
URNA
Urna funerária
URNA FUNERÁRIA
Vasilhame
VASILHAME
Vaso antropomorfo Marajoara
povos tambaqui
S
HISTÓRIA GERAL
Por volta de 10 mil anos atrás, as transformações da natureza foram responsáveis pelo deslocamento das populações que habitavam o continente americano. A elevação dos níveis de temperatura e dos oceanos motivou os homens dessa época a se deslocarem para as regiões litorâneas da América. A presença humana nessas localidades foi comprovada por meio de aglomerados de conchas e restos de peixes com mais de trinta metros de altura.
O nome desse tipo de formação calcária ficou conhecido como sambaqui, termo em tupi que significa “monte de conchas”. A tese mais comum sobre a existência dos sambaquis explica que a sucessão de comunidades litorâneas foi responsável pela acumulação de conchas, ossos de peixes e outros restos de alimento próximos a vestígios de casas e ossadas humanas. Com o passar dos milênios, esse depósitos alcançaram grandes alturas que deram origem a um sambaqui.