Respostas
Resposta:
Os alunos do 4º semestre tiveram na última segunda feira (9) treinamento prático de imobilização e remoção adequada de vítimas de acidentes.
O treinamento faz parte da disciplina de urgência e emergência e foi ministrado pelo soldado Vanio do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon.
Os alunos puderam aprender e praticar a seqüência sistemática de avaliação da vítima (Análise Primária e Secundária) e as diversas técnicas que visam transportar qualquer vítima com segurança. A maioria das vítimas de trauma necessitará de algum tipo de imobilização e a totalidade necessitará de transporte. O objetivo da imobilização é a condução das vítimas à assistência especializada sem causar danos adicionais, principalmente no que diz respeito à coluna vertebral.
Abaixo, alguns momentos do treinamento:
Técnicas de manipulação
- Rolamento de 90º.
- Rolamento de 180º.
- Elevação a cavaleiro.
- Retirada de capacete.
- Imobilização de fraturas.
COLOCAÇÃO DE COLAR CERVICAL
É importante que a vítima tenha sua cabeça e coluna cervical imobilizadas manualmente até que elas estejam fixadas em dispositivo próprio. Para imobilizar parcialmente a coluna cervical da vítima, emprega-se um dispositivo de resina resistente que envolve o seu pescoço como se fosse um colar. O colar cervical, isoladamente, não imobiliza o pescoço, apenas limita os movimentos de flexão. Utiliza-se então, o imobilizador lateral (bachal) ou fitas adesivas e rolos de pano para fixação na prancha longa.