• Matéria: Sociologia
  • Autor: karinatnunes297
  • Perguntado 5 anos atrás

Empatia e simpatia

    Simpatia é algo muito mais superficial, é sorrir para a pessoa e não resistir em dar um conselho: “tudo vai dar certo, pelo menos você tem um emprego!”. Por falar nisso, “dar conselho” é um dos vários obstáculos que impedem a empatia de acontecer. 

                    Empatia

* Ouça e atente-se ao que a pessoa tem a dizer sem julgamentos.

* Citar o nome dos sentimentos. "Você ficou muito triste? Muito decepcionada?". Colocar em palavras, verbalizar o que o outro possa estar sentindo para que ele sinta-se à vontade e comente espontaneamente sobre o ocorrido.

* Investigue a necessidade da pessoa. Empatia é buscar pela necessidade do outro. Ouça atentamente e se pergunte “do que essa pessoa precisa nesse momento?”. "Por trás de todo sentimento negativo existe uma necessidade não atendida", disse Marshal Rosemberg.

* Ajude a pessoa a tirar uma ação ou fazer um pedido para que ela se sinta melhor.

    Experimentar a empatia requer um tipo de truque mental, envolve direcionar nossa consciência para um lugar em que nossa mente não vai por vontade própria – “se colocar no lugar do outro SENDO o outro” - permanecendo ali por um momento, para registrarmos a paisagem emocional e cognitiva e depois retornar à nossa própria realidade. 

               

                                Responde:

1- O que se entende por simpatia e por empatia?


2) Você já se colocou no lugar de outra pessoa em alguma situação?


3) Você concorda com a frase “Por trás de todo sentimento negativo existe uma necessidade não atendida”? Justifique sua resposta.


4) Cite outros exemplos de empatia.

Respostas

respondido por: misamisael254
0

Resposta:

vc concorda com isso tudo

Perguntas similares