• Matéria: Inglês
  • Autor: karinatnunes297
  • Perguntado 5 anos atrás

Empatia e simpatia

    Simpatia é algo muito mais superficial, é sorrir para a pessoa e não resistir em dar um conselho: “tudo vai dar certo, pelo menos você tem um emprego!”. Por falar nisso, “dar conselho” é um dos vários obstáculos que impedem a empatia de acontecer. 

                    Empatia

* Ouça e atente-se ao que a pessoa tem a dizer sem julgamentos.

* Citar o nome dos sentimentos. "Você ficou muito triste? Muito decepcionada?". Colocar em palavras, verbalizar o que o outro possa estar sentindo para que ele sinta-se à vontade e comente espontaneamente sobre o ocorrido.

* Investigue a necessidade da pessoa. Empatia é buscar pela necessidade do outro. Ouça atentamente e se pergunte “do que essa pessoa precisa nesse momento?”. "Por trás de todo sentimento negativo existe uma necessidade não atendida", disse Marshal Rosemberg.

* Ajude a pessoa a tirar uma ação ou fazer um pedido para que ela se sinta melhor.

    Experimentar a empatia requer um tipo de truque mental, envolve direcionar nossa consciência para um lugar em que nossa mente não vai por vontade própria – “se colocar no lugar do outro SENDO o outro” - permanecendo ali por um momento, para registrarmos a paisagem emocional e cognitiva e depois retornar à nossa própria realidade. 

               

                                Responde:

1- O que se entende por simpatia e por empatia?


2) Você já se colocou no lugar de outra pessoa em alguma situação?


3) Você concorda com a frase “Por trás de todo sentimento negativo existe uma necessidade não atendida”? Justifique sua resposta.


4) Cite outros exemplos de empatia.​

Respostas

respondido por: bccruz
1

Resposta:

1) simpatia e algo mais superficial, não tem envolvimento emocional com a pessoa em questão. Empatia precisa de envolvimento emocional seja no caminho de se colocar no lugar de alguém ou até mesmo de registro pessoal de alguma situação semelhante vivenciada.

2)Sim! Diversas vezes. A empatia pode ser considerando uma forma auturísta de entendimento do outro eu vejo como a forma correta, penso que faço com o outro que gostaria que fizesse comigo. Mas vai além o mudo tanta desigualdade e falta de respeito as pessoas, ter a sensibilidade de enteder mesmo que minimamente e uma "obrigação" (seria o ideal Utópico). Nunca passei fome, mas me coloco de quem passou o passa, sou homem casado mas tenho empatia e além disso tento compreender todos movimentos de gênero, feminismo, e LGBTQ+. .

3) Não concordo, porque essa máxima poderia ser uma justifica para alguém desespeitar outra pessoa, até mesmo cometer algum crime. Penso que no pensamento negativo falta compreensão, clareza e precisa de algum suporte externo. Se colocar não atendia seria uma justificativa

4)Não confunda empatia com caridade ( principalmente religiosa)

A empatia ela é um sentimento de dentro para fora que não necessita de nenhum holofote, nem agradecimento, ele acontece naturalmente sem que alguém cobre ou te exige que faça. Fazer o bem ao próximo, pensar o bem para pessoas, tem a melhor recompensa que é sua consciência de desejar boas energia.

Perguntas similares