O gás nitrogênio é o mais abundante na atmosfera terrestre, representando 79% do volume do ar. Nos organismos, átomos de nitrogênio fazem parte de diversas substâncias orgânicas, como proteínas e ácidos nucléicos. Porém, a maioria dos seres vivos não consegue utilizar o nitrogênio na forma molecular. Apenas algumas espécies de bactérias são capazes de utilizá-lo, incorporando os átomos de nitrogênio em suas moléculas orgânicas e disponibilizando-o em outras formas moleculares para o uso de diversas espécies. A esse processo de incorporação de nitrogênio em moléculas orgânicas a partir do N2 dá-se o nome de fixação do nitrogênio, sendo uma etapa essencial do ciclo do nitrogênio. Da mesma forma,as bactérias que realizam a fixação são chamadas de fixadoras de nitrogênio.
Elas podem ter vida livre como é o caso das cianobactérias, ou viver em simbiose com outros organismos. No segundo caso, o exemplo mais conhecido é a associação entre as bactérias do gênero Rhizobium e raízes de plantas, principalmente leguminosas como feijão,soja e ervilha.
Com base nas informações do texto, qual é a vantagem, para um produtor rural , em plantar feijão (leguminosa) entre as safras de milho?
A) o feijão reduz o nível de toxinas do solo.
B) menor necessidade de adubação com nitrogênio, devido a fixação deste promovida pelas bactérias associadas as raízes do feijão.
C) por formar árvores de grande porte, o feijão promove sombreamento para o milho.
D) não haverá vantagem alguma.
Me ajudem por favor!!!!!!!!!!
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra B
Explicação:
Pois como fala no texto, as raízes do feijão ( e outras leguminosas) possuem bactérias que fixam o gás nitrogênio no solo, ou seja não haverá necessidade de adubação com nitrogênio.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás