Em 1808, D. João e sua comitiva chegaram a Salvador, e pouco tempo depois, desembarcaram no
Rio de Janeiro. Que mudança ocorreu com a transferência da família real portuguesa para o Rio de
Janeiro?
Respostas
Resposta:
A vinda da família real para o Brasil, evento também conhecido como transferência da corte portuguesa para o Brasil, foi um acontecimento que se deu na passagem de 1807 e 1808 e foi consequência da invasão de Portugal por tropas francesas durante o período napoleônico. Para evitar de ser capturado pelas tropas de Napoleão, d. João (futuro d. João VI) ordenou a mudança da corte para o Brasil.
Esse acontecimento transformou o Rio de Janeiro na capital do Reino de Portugal e trouxe transformações profundas para o Brasil, tanto no aspecto econômico, quanto no social e no político. As transformações e a acomodação dos Bragança no Brasil contribuíram para que a independência do Brasil fosse antecipada.
Explicação:
espero q te ajude
Resposta:
Em janeiro de 1808, a família real portuguesa e milhares de membros da corte desembarcaram no Rio de Janeiro e em Salvador protegidos pela esquadra inglesa, único aliado de Portugal na época. Como uma espécie de "recompensa" pela ajuda, D. João assinou o tratado de abertura dos portos às nações amigas, o que resultava no inicio do Império no Brasil.
Com a chegada de tantos nobres, D. João então optou por desapropriar diversas propriedades com a finalidade de abrigá-los, o que gerou grande impopularidade. Em 1808, foi fundado o Banco do Brasil. Entre muitos outros acontecimentos, tais como abertura dos portos o que ocasionou o crescimento econômico da capital transformando Rio de Janeiro numa cidade mais cosmopolita se destacou a mudança dos nomes das capitanias, que passaram a se chamar províncias a partir de 1821.
Explicação:
simples assim!!