O florescimento da civilização romana ocorreu por volta de 750 a.C., na região conhecida como Lácio, na Península Itálica. A estrutra social que constituiu nessa civilização teve como base principal os patrícios e os plebeus .Além desses, havia ainda os clientes e os escravos. Sobre a sociedade da antiga Roma é correto afirmar que:
Respostas
O florescimento da civilização romana ocorreu por volta de 750 a.C., na região conhecida como Lácio, na Península Itálica. A estrutura social que se erigiu nessa civilização teve como base principal os patrícios e os plebeus. Além desses, havia ainda os clientes, os escravos e os proletários.
Os patrícios formavam a elite social e política romana. Os principais cargos políticos de destaque, durante muito tempo, só podiam ser ocupados por patrícios. Esse grupo da sociedade era herdeiro dos primeiros clãs de pastores que se estabeleceram no Lácio e fundaram a cidade romana. Esses clãs eram de povos latinos e organizavam-se sob o modelo de páter-famílias, chefe de família patriarcal, daí vem a denominação “patrício”. Sendo assim, os patrícios, por tradição, eram os grandes proprietários de terras da antiga Roma. Possuíam, portanto, o controle político e econômico.
Já os plebeus, ou a plebe, como também eram conhecidos, constituíam a camada da população que não tinha ascendência patrícia. A maioria dos plebeus era constituída de pequenos proprietários de terras, artesãos e comerciantes. Boa parte das crises sociais da Roma Antiga, bem como das tentativas de reforma, como a dos irmãos Graco, derivou da insatisfação dos plebeus.
A sociedade da Roma Antiga era constituída por quatro principais grupos, que eram os patrícios, plebeus, clientes e escravos. Os primeiros eram a classe nobre e mais favorecida, os segundos eram a maioria da população, que eram artesãos, comerciantes e camponeses, os terceiros eram os prestadores de serviços, e os quartos eram considerados ferramentas de trabalho, responsáveis pela mão de obra.
Na Roma Antiga, se tinha um Império com forma de governo autocrática, que possuía um líder, conhecido como imperador, e era ele quem possuía todo o poder. Além disso, veremos outras características da Roma Antiga:
- Política externa expansionista;
- Latim como língua oficial;
- Religião politeísta;
- Aplicação de impostos;
- Modelo de sociedade escravista;
- Política do “Pão e Circo”;
- Sociedade patriarcal e hierarquizada;
- Exército caracterizado como poderoso.
Veja mais sobre Roma Antiga:
https://brainly.com.br/tarefa/37704148