Ao, por exemplo, bater o fundo de um frasco de talco destampado contra a superfície de uma mesa. Observe que uma parte do talco “pula” para fora do frasco, passando pelos furinhos. Por que isso ocorre? Justifique.
Respostas
Em um instrumento de medida, fundo de escala é o valor máximo que ele pode medir sem ser danificado. Por exemplo, é a maior indicação ou deflexão de um ponteiro que um instrumento analógico como um galvanômetro pode indicar[1].
Em um circuito digital, fundo de escala é o valor máximo que o sistema pode representar[2]. Se um sinal dentro dele atingir seu valor máximo, todo o headroom está sendo utilizado, e qualquer aumento na amplitude do sinal irá resultar em uma distorção. A amplitude de um sinal digital em um sistema pode ser representada em porcentagem, ou decibéis (DBFS). O mesmo ocorre em qualquer circuito analógico, especialmente conversores de sinal analógico para digital, sendo que sem distorção alguma no processo, o fundo de escala é a voltagem máxima que o conversor consegue receber em sua entrada.
Ela é também uma referência de limite, ou valor máximo, como em um circuito eletrônico que se deseja um fundo de escala de 10V, com uma corrente de 10µA, deve-se usar um resistor de 10kΩ[3].
Assim como o fundo do frasco aplica uma forca sobre a mesa, a mesa aplica uma forca sobre o fundo do frasco (par acao-reacao) O fundo do frasco, por sua vez, aplica forca sobre o talco empurrando-o pra cima.