De acordo com Francisco de Oliveira (1985), a adoção do regime republicano no Brasil, em 1889, não significou uma ruptura total com as características da sociedade nos tempos do Império. Assim, o Brasil republicano, ao menos até 1930, caracterizou-se por permanências e rupturas no que diz respeito aos seus aspectos políticos e econômicos, sobretudo. A partir dessa análise, considere as afirmações abaixo com V para o que é verdadeiro e com F para o que é falso.
( ) No que se refere às permanências históricas no Brasil republicano, podemos citar a concentração dos poderes políticos nas mãos de uma elite, ficando os segmentos populares como meros espectadores do fatos históricos, tal como na época do império.
( ) A manutenção da estrutura agrária da economia, mesmo diante das tentativas de industrialização do país, também caracteriza-se como um elemento que remete às permanências históricas de que fala o autor.
( ) A ampliação dos direitos dos cidadãos a todos os que vivem no Brasil, sobretudo em relação à participação política, representou uma ruptura com a realidade vivida durante o período imperial.
( ) Na passagem para a República, houve uma redefinição dos valores intrínsecos à sociedade, sendo possível observar a reestruturação das medidas sociais, agora pautadas no princípio da liberdade e igualdade civil e jurídica.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, V.
Alternativa 2:
V, F, V, V.
Alternativa 3:
F, V, V, V.
Alternativa 4:
V, V, F, F.
Alternativa 5:
F, F, V, F.
Respostas
respondido por:
3
Resposta: alternativa 4
Explicação: apesar da queda da monarquia por interesses políticos, ainda a sociedade tinha suas restrições por exemplo direito ao voto, é também os poderes eram distribuídos pelas elites, ou seja a forte presença do coronelismo
bruceanders:
vvff
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás