quais as possíveis hipóteses podem ser levadas para justificar a elevada porcentagem de desempregados no Brasil?
Respostas
Resposta:
Devido à pandemia do coronavírus, a taxa de desemprego no Brasil em 2020, sem dúvidas, será a maior de toda a sua história, já que milhares de postos de trabalho foram fechados em razão das dificuldades econômicas no mundo.
Redução drástica dos investimentos em setores estratégicos da economia, como o de serviços e indústria;
Diminuição do poder aquisitivo do brasileiro, o que o obriga a consumir menos e reduzir a circulação de dinheiro no país;
Substituição de mão de obra por máquinas;
Baixa capacitação da população (o que é agravado quando os habitantes não têm acesso a uma educação pública de qualidade).
Resposta:
Os impactos da pandemia de coronavírus (distanciamento social e isolamento).
O desenvolvimento tecnológico, a globalização, a terceirização, a desindustrialização.
Os setores mais produtivos da economia realizaram as maiores demissões: construção, serviços de informação e financeiro. Isso significa que a recuperação da força produtiva do país pode ser mais lenta do que o planejado. Por outro lado, as áreas de administração pública, saúde e educação quase não tiveram cortes.
Todos os setores econômicos sofreram queda em relação ao número de ocupados. O comércio foi o setor mais atingido, milhões de pessoas perderam suas vagas no mercado de trabalho.
Já o setor de serviços domésticos perdeu 1,3 milhão de ocupados, indústria, 1,1 milhão e construção, outros 1,1 milhão de pessoas.
A taxa de informalidade no país caiu, os trabalhadores informais somam os profissionais sem carteira assinada (empregados do setor privado e trabalhadores domésticos), sem CNPJ (empregadores e por conta própria) e sem remuneração.
☺/♥