1- No início do Cordel, a “voz” no poema fica mais evidente.
a) Leve em conta essa voz e explique a diferença entre a primeira estrofe e o restante do trecho.
b) Considerando essas duas “partes” do cordel, responda: Qual é o assunto do poema?
2- No cordel “ A hora da morte” é possível identificar alguns momentos-chave. Localize-os no trecho conforme
pedido nos itens a seguir.
a) Situação inicial da história.
b) Momento de complicação, de conflito.
c) Desenvolvimento dos acontecimentos.
d) Ponto alto dos acontecimentos.
3- Pense na caracterização do personagem principal da história. Quais são os principais traços que o
caracterizam? Explique.
4- Você acredita que as ações que as ações do personagem foram a causa do desfecho? Explique.
Respostas
Resposta: O assunto e a "Morte" do Protagonista
Explicação: Leia o texto e você vai entender
1. a) Sobre o texto em análise, levando-se em conta a voz que o narra, tem-se que a diferença entre a primeira estrofe e o restante do trecho se dá pelo fato de que o início textual acontece com uma apresentação.
Na primeira estrofe o autor inicia seu texto apresentando a história, quem o contou, afirmando sua veracidade, onde ocorre e com quem se deu a batalha. Nas demais partes do cordel, ele inicia de fato a conta e narrar os fatos ocorridos.
b) O assunto do cordel é a possível morte do personagem principal, visto que, conta o cordel a história de uma homem que sonhou com o dia e a hora da sua morte e as consequências que essa notícia trouxe para os pensamentos e a paz - que lhe fora tirada - desse sujeito.
2. a) A situação inicial da história começa com o momento em que o sujeito sonha em detalhes com o dia e o horário da sua morte.
b) O cenário começa a se complicar no momento em que ele resolve procurar uma cartomante na intenção de ter uma resposta positiva de que não morreria, contudo, ela lhe traz a confirmação da data e hora que a sua morte viria, em consonância com o seu sonho.
c) Os acontecimentos se desenvolvem do seguinte modo:
- O homem sonha com a sua morte,
- procura uma cartomante e ela confirma o seu trágico futuro iminente,
- o sujeito é tomado pela tristeza de saber que morreria,
- em seguida procura um cardiologista para saber como estava seu coração, em que tem uma resposta positiva, finalmente, sobre seu estado de saúde,
- chega o dia que o seu sonho previu, ele escapa da morte e sobrevive a pelo menos vinte anos após o bendito sonho.
d) O ponto alto dos acontecimentos é quando chega o dia da sua morte e ele não sabe o que vai acontecer.
3. O personagem principal da história aparenta ser uma pessoa sensível e que está atenta aos possíveis sinais da vida, podendo ser considerado um homem supersticioso, uma vez que levou bastante a sério o seu sonho e acreditou que poderia mesmo morrer naquele momento.
4. As ações do personagem não refletiram diretamente na causa do desfecho, pois a hora e o dia da morte não poderiam ter sido evitados com a descoberta de uma cartomante, por exemplo.
Tampouco pelo médico cardiologista, já que o resultado de seus exames foram positivos, não havendo intervenção médica no desfecho.
Assim, as ações do personagem apenas contribuíram para aliviar sua consciência de que ele fez o que pode para evitar a sua possível morte.
Literatura de Cordel
O cordel é considerado uma manifestação da cultura brasileira, pois ele é próprio do nordeste brasileiro e caracteriza a literatura dessa região como uma manifestação artística e cultural. Esse texto, via de regra, é construído em versos e contam histórias e temas populares, como temas: folclóricos, religiosos, políticos e sociais.
Aprenda mais sobre literatura de cordel em:
https://brainly.com.br/tarefa/46655768
https://brainly.com.br/tarefa/34504495
https://brainly.com.br/tarefa/3875662
https://brainly.com.br/tarefa/5403864
#SPJ3