• Matéria: Artes
  • Autor: barbaravieiraramos20
  • Perguntado 5 anos atrás

6- Segundo a organologia, a flauta e o saxofone são exemplos de:
a) ( ) membranofones
b) ( ) idiofones
c) ( ) aerofones
d) ( ) cordofones​

Respostas

respondido por: pvgol1010
1

Resposta: Letra c) ( x )

Explicação: Aerofones

Nos instrumentos aerofones, o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar. Atualmente, são fabricados de madeira ou metal e a maioria é de sopro, ou seja, é o próprio instrumentista quem proporciona o sopro ou ar necessário, ainda que alguns, como o órgão ou o acordeom, sejam de fole mecânico.

Instrumento musical flauta.

O personagem do quadro toca uma flauta transversal.

Nesses instrumentos, o som é modificado encurtando ou alongando a coluna de ar por meio de orifícios que são tapados com os dedos, como na flauta, ou por tubos, válvulas ou varas.

A parte do instrumento por onde sopra o instrumentista chama-se bocal. Existem diferentes tipos de bocais. Nos metais, como o trompete, há um bocal sobre o qual o instrumentista põe diretamente os lábios. Nas madeiras pode haver embocadura de chanfro ou de palheta. O chanfro é uma abertura que corta o sopro produzindo o som, como nas flautas.

Os instrumentos de palheta podem ser de palheta simples, como o clarinete e o saxofone, ou dupla, como o oboé. A palheta dupla é formada de duas finas lâminas talhadas em madeira de cana. Em ambos os casos, a palheta, presa à boquilha, vibra, pondo por sua vez em vibração a coluna de ar no interior do instrumento.

Perguntas similares