Sobre o Barroco no Brasil, marque a alternativa correta: *
a)Os colonizadores portugueses difundiram o Barroco ao trazer seus artistas para as novas terras descobertas
b)A cidade de Salvador, por ser a primeira capital do Brasil, detém um enorme patrimônio artístico do período Barroco
c)As imagens religiosas desse período eram feitas em madeira, pedra-sabão e argila, às vezes, eram pintadas com uma espécie de tinta à base de óleo ou com têmpera
d)Os artistas do período Barroco eram artesãos e tinham múltiplas habilidades, ao mesmo tempo eram arquitetos, escultores, entalhadores, pintores e atuavam em várias partes da construção.
e)Todas as alternativas estão corretas.
Respostas
Resposta:
e)Todas as alternativas estão corretas.
Explicação:
A reação ao Classicismo entre os séculos XVI e XVII levou ao surgimento do Barroco na Itália. Com características totalmente opostas, como excesso, exagero, linguagem dramática, assimetria, irregularidade, conceptismo e cultismo, o estilo Barroco ditou a cultura da época.
Naquele período pós-Reforma Protestante, a Igreja Católica da Contrarreforma tentava se refazer e as monarquias absolutistas buscavam se autoafirmar, ostentando poder e pompa. Exemplo disso são os grandes teatros, igrejas e palácios construídos na época com o objetivo de causar um impacto na sociedade.
Católico e monárquico, Portugal adotou essa estética barroca e a levou ao Brasil cerca de 100 anos após o início da colonização, quando o território brasileiro crescia com o surgimento das suas primeiras vilas.
Nessa época, a escravatura foi instaurada e os índios demonstravam resistência à expansão da colonização. Dessa forma, o Barroco no Brasil expressou todas essas contradições e tensões. A técnica rudimentar utilizada pelos escravos e índios, principalmente nas artes plásticas, levou o Barroco no Brasil a ser considerado pobre quando comparado ao europeu. Porém, para muitos estudiosos, foram essas características que deram originalidade às obras barrocas nacionais.