• Matéria: Psicologia
  • Autor: laicekoca
  • Perguntado 5 anos atrás

Quais são as origens das correntes em psicologia?

Respostas

respondido por: byankakarlacorreamat
1

Resposta:

A psicologia como um campo autoconsciente de estudo experimental começou em 1879, em Leipzig, Alemanha, quando Wilhelm Wundt fundou o primeiro laboratório dedicado exclusivamente à pesquisa psicológica na Alemanha. ... Stanley Hall trouxe pedagogia científica para os Estados Unidos da Alemanha no início da década de 1880

respondido por: darlenecristin92
0

Explicação:

As origens da corrente sócio-histórica estão associadas fundamen-

talmente aos nomes de L. S. Vygostsky (1896-1934), A. N. Leontiev

(1903-1977) e A. R. Luria (1902-1977), os quais integram trabalhos

e interesses de áreas disciplinares diferentes como a Lingüística, a

Psicologia, a Pedagogia e a Neurologia. Na época em que aparecem

seus primeiros trabalhos, a Psicologia Científica estava fortemente

marcada pelo experimentalismo. Do ponto de vista teórico, três cor-

rentes principais disputavam o campo psicológico: a introspecionis-

ta, inaugurada pelos trabalhos de W. Wundt (1832-1928), que se pro-

punha a descrição dos fenômenos de consciência através da análise

dos seus elementos constituintes; a gestaltista, fundada nos traba-

lhos de M. Wertheimer (1880-1943), K. Koffka (1871-1946) e W. Kohler

(1887-1946), que opunha ao elementarismo introspecionista uma

análise holística dos fenômenos psíquicos; e a funcionalista que, a

partir dos trabalhos de J. Dewey (1859-1952) e de J. R. Angell

(1889-1949), contrapunha também ao elementarismo introspecionis-

ta uma análise das funções da atividade consciente. O manifesto de

Watson (1913), na linha funcionalista, lançava nos EUA a chamada

revolução behaviorista, a qual constituía um retorno ao elementa-

rismo do modelo S-R, descartando do campo da análise científica

os fenômenos da consciência e os processos mentais, enquanto fenô-

menos subjetivos, mas deixando também de lado os processos neu-

rofisiológicos, objeto das pesquisas da reflexologia pavloviana na

qual Watson de inspirara. Nesta época, S. Freud (1856-1939) já conso-

lidara as bases do movimento psicanalítico na Europa e na América.

A situação da Psicologia russa não era muito diferente da européia,

com a qual estava ligada por laços culturais. Apresentava, entretanto,

características culturais peculiares em razão da sua história e da fer-

mentação socialista que marcaria o fim da era tzarista. Segundo J.

Valsiner (1988), as idéias evolucionistas estavam muito disseminadas

na Rússia pré-revolucionária. Duas tradições tiveram grande influên-

cia, segundo ele, na Psicologia soviética: uma no contexto da Biologia

evolucionista, com nomes como V. A. Vagner (1849-1934) e A. Severt-

sov (1866-1936); outra no da Neurofisiologia, onde se destaca I.M. Se-

chenov (1829-1905), iniciador da corrente reflexológica, e seus suces-

sores V. Bekhterev, fundador do Laboratório de Psicologia de Kazan,

o primeiro da Rússia, e I. Pavlov. Várias das idéias da construção teó-

rica de Vygotsky, Luria e Leontiev têm sua origem nesta dupla tradi-

ção, tais como: a dupla linha de desenvolvimento, a natural e a social-

cultural, presente na perspectiva evolucionista de Vagner; a visão ho-

lística do desenvolvimento e a função dos instrumentos na atividade

humana, integrantes da concepção evolucionista de Severtsov; a

idéia da existência de duas categorias de funções, as elementares e

as superiores, assim como o conceito de interiorização das funções

psíquicas, presentes na dupla dimensão das condutas, a voluntária

e a involuntária, de Sechenov; a importância da atividade na transfor-

mação da realidade externa e interna da pessoa, a qual faz parte dos

trabalhos de Bekhterev; finalmente, a função atribuída à linguagem

encontra no segundo sistema de sinais de Pavlov um referencial im-

portante. A influência desta tradição e de outros autores russos, como

P. Blonsky (caráter histórico do comportamento), K. N. Kornilov, o gru-

po de M. Basov em Leningrado (em particular, Shapiro e Gerke), deve

acrescentar-se a influência de autores europeus como Kohler (método

da dupla estimulação), Voikeelt, Krueger, a da "escola de Leipzig" (Psi-

cologia do Pensamento), de K. e Ch. Buhler, W. Stern, J. Piaget, assim

como a dos antropólogos L. Levy-Bruhl e Thrunwald e dos lingüistas

L. P. Yakubinsky, R. O. Jakobson, A. A. Potebnya e F. de Saussure.

Toda estas influências têm, porém, como pano de fundo, as idéias fun-

damentais da filosofia de Marx e Engels.

Marxismo e Psicologia Sócio-Histórica

Acho que ajuda a complementar a resposta da outra pessoa.

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