Respostas
Resposta:
Características: resumo
Uma vez que o realismo surge com o intuito de pôr fim ao movimento romântico, os personagens do teatro realista são pessoas comuns, e, portanto, não idealizadas.
Os temas mais recorrentes são ligados ao cotidiano, as fraquezas humanas, e também, aos problemas de ordem social. A linguagem utilizada nos textos de dramaturgia da época é simples, coloquial e objetiva, com o intuito de demostrar a realidade tal qual ela é.
De tal modo, centrado nesses aspectos, o movimento realista demostra as diversas facetas do cotidiano e também dos seres humanos, desde os problemas sociais, financeiros, amorosos, familiares, tal qual a falsidade, a impotência, o egoísmo, os conflitos psicológicos, etc. Além disso, temas polêmicos como a prostituição e a promiscuidade são explorados.
O palco do teatro realista demostra a preocupação com os textos teatrais e sua revelação na arte dramática. Assim, os cenários realistas são vazios e destituídos de grandes detalhes. Para tanto, o foco principal é revelar as mazelas da sociedade e das profundezas do ser humano.