Respostas
Resposta:
Até meados do século XIX a Região Sul era ocupada, principalmente, por novos indígenas, a região litorânea se encontrava ocupada pela campanha gaúcha. Então o governo percebendo o despovoamento e temendo perder o território para os países vizinhos, para ocupar a região e facilitar o controle e administração, ofereceu incentivo à imigração européia na região.
Explicação:
Os povos indígenas como os carijós, os guaranis e os kaingangs foram os primeiros habitantes do sul. Durante a colonização do Brasil, a região estava fora do domínio de Portugal, porém outras regiões como o Nordeste e o Sudeste já haviam sido ocupados durante o século XVI e XVII. O povoamento do sul começou principalmente nos séculos XIX e XX.
Portugal também desejava estender os domínios até o rio da Prata (Uruguai), e por isso, criou a Colônia do Sacramento, em 1680. Esse fato, rendeu grandes conflitos entre eles e a Espanha (já que eles detinham a região).
Ainda no século XVI, paulistas chegaram para ocupar as áreas de campos e fundaram as mais antigas vilas. Além disso, houve um interesse grande pelo comércio do gado e com a chegada dos tropeiros ocorreu a comercialização de animais (mulas, cavalos e gados), além de outros produtos, do sul para o sudeste, bem como surgimento de povoados.
No século XVIII, o governo português procurou colonizar toda a área do litoral, assim chegaram à região os colonos açorianos que residiram em colônias agrícolas, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas como essas populações não estavam acostumadas ao cultivo (ainda mais devido a dificuldade de plantar no solo arenoso), logo se limitaram a plantar por subsistência e investiram na atividade de pesca. Por isso, em Florianópolis é forte a presença deles.
ESPERO TER AJUDADO 'V'
PUDER ME MARCAR COMO MELHOR AGRADEÇO 'V'
BONS ESTUDOS E BOM DIA 'V'
Resposta:
Pega madeirinha madeirinha pega Madeirinha meu amor não vai embora