• Matéria: Sociologia
  • Autor: karlacaldascaudas
  • Perguntado 5 anos atrás

dê um exemplo de prática da cultura corporal relacionada ao movimento a dança e jogos

Respostas

respondido por: DrGabrielUr
1

Olá Karla,muito prazer, sou Gabriel!

Para Dança

    De acordo com Ehrenberg (2003) a dança é compartilhada por várias áreas de conhecimento tais como as Artes Cênicas, a Educação Artistica e a Educação Física. Ainda segundo o mesmo autor, os professores formados em Dança, Artes e Educação Física podem dar aula de dança na escola, desde que delimitem a sua atuação, deixando esclarecido o direcionamento que cada um destes professores dará ao seu objeto de estudo.

    Segundo Gaspari (2005), tanto a Educação Física quanto a dança “utilizam a expressão corporal como linguagem” (p.11), além dos estudos no ambito motor, artistico e cultural (PACHECO, 1998). Katz (1994) defende que a dança é o pensamento do corpo, pois segundo o autor, quando entedemos isto conseguimos “diferencia-la de todas as outras construções que um corpo faz com o movimento” (p.2).

    Para o seu trato, dentro das aulas de Educação Física na escola, a dança deve estar inserida como vivência, não levando preocupação com a habilidade técnica (EHRENBERG, 2003) e sim adequar seus objetivos e especificidades para a Educação Física, não no sentido de desqualifica-la, mas de ampliar “as suas possibilidades de interação e atuação” (PACHECO, 1999, p. 119). De acordo com Gonçalves (1994), o objetivo da escola não seria de preparar profissionais para áreas especificas, mas sim oferecer uma ampla gama de vivências corporais de forma a aprender a lidar com o “corpo e o movimento integrado na totalidade do ser humano” (p.158).

Para Jogo

    Huizinga (1951: 3-31) citado por Kishimoto (1999, p.23), caracteriza o jogo como um dos elementos da cultura. O autor exclui os jogos feito pelos animais dentro deste conceito, levando em consideração apenas os jogos produzidos pela sociedade.

    Ainda segundo o autor, as características do jogo são: o prazer, as regras flexíveis e o caráter ficcional e improdutivo, sendo que o jogo precisa ser um ato livre e voluntário, pois se for imposto, acaba por descaracterizá-lo, pois a criança que joga não se preocupa com aquisição de habilidades motoras, pois ela brinca sem se preocupar e o jogo tende a ter um fim em si mesmo.

    Segundo Soares (1992) o jogo tende a satisfazer as necessidades de prazer e ação do ser humano, sendo um conteúdo que possibilite uma estimulação cognitiva na criança com tomadas rápidas de decisão e o desenvolvimento do sentimento de cooperação, além de possibilitar o contato com um amplo repertório motor. Sendo assim, o jogo deve ser usado na Educação Física como estratégia para se possibilitar um significativo aprendizado dos alunos.

Espero ter te ajudado!

Aproveita e me segue nas redes sociais!

Insta: gabrielurbano_of

Facebook: Gabriel Urbano

Bons Estudos! ♡

Anexos:
Perguntas similares