• Matéria: ENEM
  • Autor: Leticilapaula45
  • Perguntado 5 anos atrás

Coloque V para Verdadeiro e F para Falso nas afirmações que seguem. Após justifique todas as alternativas falsas, dizendo o porquê estarem erradas.

1- ( ) A economia no feudalismo era autossuficiente, ou seja, uma economia de subsistência, no qual não havia sobras de produtos e alimentos.
2- ( ) Um dos motivos do fim do Império Romano era a entrada excessiva de escravos, fazendo com que houvesse crise de fome e escassez de alimentos.
3- ( ) O processo de ruralização ocorreu quando, devido a crise do império romano, as pessoas saíam da cidade e vão morar no campo para se protegerem de eventuais ataques dos povos bárbaros.
4- ( ) Uma das possíveis soluções encontradas para “salvar” o império romano da crise foi a formação de uma tetrarquia pelo imperador Diocleciano, ou seja, quatro imperadores que governaram juntos.
5- ( ) Os povos germânicos eram chamados de bárbaros porque tinham outra cultura e hábitos, ou seja, porque não eram de origem romana, independentemente de sua brutalidade.
6- ( ) O vassalo era o dono do feudo, ele era o responsável pela proteção de todos os moradores do lugar.
7- ( ) O imperador Teodósio dividiu o Império Romano em: Império Romano do Ocidente, capital Constantinopla e Império Romano do Oriente, capital Roma. Era uma tentativa de tentar impedir a ruína do gigantesco império.
8- ( ) O suserano era o dono do feudo e só esperava o lucro em produtos que os servos, prisioneiros de guerra, produziam em suas terras.
9- ( ) O imperador Constantino se converteu ao cristianismo abrindo o caminho para a adoção dessa religião. Porém, foi com o imperador Teodósio que ela se torna religião oficial do império romano.
10- ( ) Constantinopla era a capital de Roma e foi destruída pelos turcos otomanos em 1453, pondo fim definitivamente ao poderoso e gigante Império Romano.
11- ( ) A Idade Média é um período histórico marcado pelo poder dos senhores feudais e da Igreja Católica que não tinha por objetivo interferir na vida espiritual das pessoas, já que era uma época de livre arbítrio.
12- ( ) No feudo não se produzia artesanato por isso eles tinham que negociar com as pessoas da cidade, uma vez que, a cidade era o centro comercial, no qual se adquire os produtos necessários e não produzidos no feudo.
13- ( ) O clero era o responsável pelo “alimento” espiritual das pessoas, dando conforto e paz interior. Eles eram privilegiados pois não pagavam impostos e ainda cobravam dízimo das pessoas.
14- ( ) Corvéia, banalidade e talha eram impostos que os senhor feudal tinha que pagar para poder ter servos, esse valor era conforme a quantidade de trabalhadores que haviam no feudo.
15- ( ) O colonato ocorria como forma de pagamento pelo uso da terra pelos servos ao senhor feudal. Eles prestavam serviços gratuitos e davam parte da produção, em troca o senhor dava segurança e proteção.

Respostas

respondido por: joycekelly9594
2

Resposta:

1v 2 f 3 v 4v 5f 6v 7f alguma

Perguntas similares