Respostas
No final do século VI a.C., Esparta tornou-se a cidade-estado mais poderosa do Peloponeso, e detinha hegemonia política e militar sobre Argos, a segunda cidade-Estado mais poderosa. Esparta adquiriu dois fortes aliados Corinto e Élida, libertando Corinto da tirania e auxiliando Élis a manter o controle dos Jogos Olímpicos. Esparta prosseguiu com a mesma estratégia para conseguir outros aliados em sua liga. Derrotou ainda Tégea em uma guerra de fronteira e lhes ofereceu aliança defensiva permanente; este era o ponto decisivo para a política externa espartana.
resposta:
A Liga do Peloponeso, Aliança do Peloponeso, Liga Peloponésia ou Confederação do Peloponeso foi uma aliança de várias cidades-Estado na península do Peloponeso, na Grécia Antiga, durante os séculos VI e V a.C..[1]
explicação:
No final do século VI a.C., Esparta tornou-se a cidade-estado mais poderosa do Peloponeso, e detinha hegemonia política e militar sobre Argos, a segunda cidade-Estado mais poderosa. ... A liga estava organizada com Esparta como centro principal, e era controlada pelo conselho de aliados, que eram compostos de dois corpos.