O que é ser pai? O que é ser mãe? Quais mudanças uma gravidez pode trazer para a vida dos(das) adolescentes?
Respostas
Resposta:
Melhor resposta!!!
Explicação:
A adolescência se inicia com a maturação sexual, por volta dos onze ou doze anos. É um período que ocorre muitas mudanças tanto fisiológicas como psicológicas e sociais e com isso separa a criança do adulto. Sendo um período na vida que é de extrema importância a atenção para que não se resulte em problemas futuros.
A gravidez na adolescência pode trazer alguns problemas para a mãe e o filho, pode acontecer a hipertensão, anemia, desigualdade no tamanho do feto e da bacia da mãe, o parto pode ser prematuro e cesáreo. A gravidez nesta faixa etária acaba interferindo no crescimento tanto pessoal como profissional dos adolescentes, pois acabam abandonando os estudos e depois do parto para retornar não é tão fácil. Há uma maior dependência da família e sendo assim é necessário que haja a prevenção da gravidez precoce.
A sexualidade na adolescência geralmente é casual, sendo justificada pela falta do uso de anticoncepcional e muitas também não têm a devida responsabilidade para com a sua sexualidade. Às vezes há a falta de diálogo com a família sobre a sexualidade e também uma utilização inadequada dos métodos contraceptivos. A gravidez e o risco de engravidar podem estar relacionados a uma baixa auto-estima e a falta de um bom funcionamento familiar.
Existe atualmente uma preocupação com a adolescência nesta transição entre a infância e a fase adulta, principalmente com a gravidez nesta faixa etária, portanto o presente trabalho pretende mostrar uma revisão da produção científica acerca da gravidez na adolescência no período de 2002 a 2010.
Com o intuito de estudar esta fase que é a adolescência, tem-se como objetivo deste trabalho conscientizar quanto a questão da educação sexual na adolescência.
A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo, infelizmente a coisa está fora do controle de todos nós, então o jeito é recorrer para a conscientização.
A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais, entre outros. Devido a esta realidade é muito importante que haja diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação.
Mas o que acontece é que muitos pais acham constrangedor ter um diálogo aberto com seus filhos, essa falta de diálogo gera jovens mal instruídos que iniciam a vida sexual sem o mínimo de conhecimento.
É importante que, quando diagnosticada a gravidez adolescente, comece o pré-natal, receba o apoio da família, em especial dos pais, tenha auxilio de um profissional da área de psicologia para trabalhar o emocional dessa adolescente. Dessa forma, ela terá uma gravidez tranquila, terá perspectivas mais positivas em relação a ser mãe, pois muitas entram em depressão por achar que a gravidez significa o fim de sua vida e de sua liberdade.
Resposta:
Explicação:
O que é ser pai?
Ser pai não é dar ao filho o que ele quer, mas sim o que ele necessita para encontrar o próprio caminho. Ser pai não é apenas estar presente quando o filho precisa, mas também ausentar-se quando ele não necessita. Ser pai não é querer o filho para si, mas saber dividi-lo com quem ele prefere conviver.
O que é ser mãe?
Segundo a definição formal do dicionário, mãe é a mulher que deu à luz um ou mais filhos e os cria; pessoa generosa e bondosa que dispensa cuidados maternais, que protege muito os outros. Mas a gente acredita que ser mãe vai muito além disso. A maternidade faz você ensinar a amar e ser amada.
Quais mudanças uma gravidez pode trazer para a vida dos( das) adolescentes?
Geralmente diante de uma gravidez na adolescência há perda de liberdade, o abandono dos estudos, a rejeição, o distanciamento dos amigos como também uma mudança no estilo de vida relacionada a essa idade. Existem algumas transformações devido à gravidez na adolescência tanto de forma individual como familiar e social.
Explicação:
Espero ter ajudado!