Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que se dedicava a ensinar zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário. Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama. O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se. Desapontados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade. — Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? — A quem tentou entregá-lo. — respondeu um dos discípulos. — O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir…
Questão 01 – No segmento “O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo.”, o vocábulo “ lo ” retoma: *
1 ponto
(A) o velho.
(B) o desafio.
(C) o jovem.
(D) as pessoas.
Questão 02 – Na passagem “Desapontados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.”, a palavra COMO indica uma circunstância de: *
1 ponto
(A) lugar.
(B) modo.
(C) tempo.
(D)negação.
Questão 03 – Segundo o narrador da história, um guerreiro foi ao encontro do grande samurai que vivia perto de Tóquio. Por quê? *
1 ponto
(A) Porque o guerreiro não tinha nenhum escrúpulo.
(B) Porque o guerreiro desejava vencer o samurai e aumentar a própria fama.
(C) Porque o guerreiro sabia que o samurai, apesar de idoso, poderia derrotar qualquer um.
(D) Porque o guerreiro nunca desejou vencer o samurai.
(Preciso para hoje)
Respostas
Resposta:
1- o velho
2-modo
Explicação:
.......
1) No segmento “O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo.”, o vocábulo “ lo ” retoma o termo "o velho". Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa A.
Para fazermos este tipo de questão, precisamos recorrer à leitura do texto. No caso em análise, o pronome "lo" é masculino e singular. Dessa maneira, a resposta precisa ser um termo que também esteja no masculino e no singular, para que haja a concordância entre o referente e o termo referido. Isso já eliminaria o item D.
Além disso, podemos pensar: "Quem o jovem insultou?" A resposta: "o velho". Precisamos, nesse tipo de questão, encontrar o referente, que, neste caso, corresponde ao item A.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/29776760
2) Na passagem “Desapontados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.”, a palavra COMO indica uma circunstância de modo. Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa B.
Ao relermos, podemos pensar: os alunos perguntaram ao mestre de que modo ele pudera suportar tanta indignidade.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/39977611
3) Segundo o narrador da história, um guerreiro foi ao encontro do grande samurai que vivia perto de Tóquio porque o guerreiro desejava vencer o samurai e aumentar a própria fama. . Por esse motivo, a resposta correta é a alternativa B.
Percebemos isso neste fragmento: "Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama. O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo."
Voltando ao texto, percebemos que o motivo de o guerreiro ter desejado lutar contra o samurai foi a vontade de ser mais famoso e influente.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/4461173
BONS ESTUDOS!