a) ( ) Escravo é quem ou aquele que, privado da liberdade, está submetido à vontade absoluta de um senhor, a quem pertence como propriedade. b) ( ) A escravidão foi praticada por diversos povos durante toda a história, de modos diferentes e específicos. c) ( ) Roma Antiga, foi considerada uma civilização romana escravista. d) ( ) Sempre a escravidão foi baseada nas diferenças étnicas. e) ( ) Na África inicialmente, a escravidão era mais mercantil, e depois se tornou doméstica , ou seja, entre vários povos africanos, o escravo não era considerado uma mercadoria. f) ( ) Com a chegada dos portugueses na África que o tráfico escravista se configurou na maior migração forçada de povos da história.
Respostas
Resposta:
1. CONCEITO DE LIBERDADE
Sentido Geral - estado do ser que não sofre constrangimento, que age conforme a sua vontade, a sua natureza.
Sentido Político - é a faculdade de fazer o que se queira dentro dos limites do direito (lei).
Sentido Psicológico e Moral - aquele que fazendo o bem ou o mal age conforme a razão, que aprova (1).
2. LIBERDADE E LIVRE-ARBÍTRIO
Liberdade é a capacidade para agir ou não, sem outra intervenção que a da vontade. Nesse sentido, muito genérico, a liberdade confunde-se com o livre-arbítrio ou com a liberdade de indiferença.
3. LIVRE-ARBÍTRIO
Livre-Arbítrio quer dizer juízo livre. É a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, conscientemente conhecidos.
O livre-arbítrio não quer dizer, de modo algum, que é um querer sem causa, como o pretendem interpretar alguns deterministas, que se opõem à sua aceitação (2).
4. AMBIGÜIDADE DO TERMO
A palavra liberdade presta-se a muitos significados: a liberdade nos Estados Unidos é diferente da liberdade na Rússia, como o é também da China.
Há, ainda, fatores limitantes da liberdade:
físicos - referem-se ao espaço, ao tempo e à possibilidade legal;
psicológicos - avarento que morre de fome em cima do dinheiro;
econômicos - quero ir ao Canadá, mas não tenho recursos disponíveis (3).
5. O PROBLEMA DA LIBERDADE
A problematização da frase “liberdade de um termina quando começa a do outro” deve conter uma análise temporal, espacial e moral (4).
7. CONCEITO DE ESCRAVIDÃO
A palavra vem do termo “slav” e referia-se aos prisioneiros eslavos reduzidos à servidão pelos povos germânicos. Caracteriza-se pelo fato de reduzir uma pessoa humana à condição de coisa ou de animal, como propriedade absoluta de um senhor (5).
8. GRÉCIA ANTIGA
A escravidão, na Grécia Antiga, era uma forma de liberdade, pois o inimigo preso devia morrer. Para ficar livre da morte, podia escolher a escravidão (4).
9. CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU
No início de sua obra O Contrato Social, J. J. Rousseau cita uma frase com os seguintes dizeres: “O homem nasce livre, mas em toda a parte se vê acorrentado”.
10. OS VÍCIOS
Os vícios limitam os nossos atos livres. São, portanto, uma forma de escravidão, pois tornam-nos dependentes deles (4).
11. O ISOLAMENTO ABSOLUTO
Bakunine considerou a liberdade individual como um produto coletivo. Ser livre no isolamento absoluto é um absurdo inventado por teólogos e metafísicos.