1- Por que é importante, antes de falar, passar pela peneira da verdade?
2- Por que é importante, antes de falar, passar pela peneira da bondade?
3- Por que é importante, antes de falar, passar pela peneira da necessidade?
Respostas
Resposta:
- pois se você não tem certeza de algo, pode acabar falando coisas erradas, e isso traz consequências.
- para não ofender ninguém, a bondade é necessária para um bom convívio da sociedade, temos que pensar 2 vezes antes de falar.
- pois podemos falar que precisamos de algo, mas na verdade não precisamos tanto quanto alguém, do que outra pessoa, pergunte-se eu necessito mesmo daquilo, ou não?
Explicação:
Na "peneira da necessidade" ficou meio confuso pois eu achei a pergunta confusa, mas respondi da melhor forma.
Temos que pensar muito antes de falar algo pois aquilo pode ser mentira, ou afetar psicologicamente alguém, e é melhor não machucar as pessoas com nossas palavras,
Espero ter ajudado;)
A verdade, a bondade e a necessidade são lições que a filosofia deixa ao Ocidente desde seu fundador, Sócrates.
Sócrates preocupava-se com a busca da verdade e, por buscá-la, foi condenado e morto. Acima de tudo, sua vida filosófica é exemplo de como a busca pela verdade é perigosa e só pode ser feita honestamente quando se coloca a vida em risco.
Sócrates, por isso, andava pelas ruas de Atenas perguntando aos seus concidadãos o conceito de virtude, de coragem, de beleza, de amizade etc.. Percebia, com as respostas, que os atenienses não sofriam tanto de ignorância pura e simples, mas sim de ignorância da própria ignorância: não notavam que suas respostas eram insuficientes e, ainda assim as enunciavam com empáfia e arrogância. Por isso, Sócrates desenvolveu o método dialético, utilizou da ironia e buscou parir ideias (segundo sua metáfora) verdadeiras de seus interlocutores.
O método socrático é o método de investigação próprio da filosofia, ou seja: é a busca incessante e rigorosa pela Verdade.
Sócrates utilizava, para isto, a dialética. Por meio da dialética, a investigação da verdade contrapunha opiniões e definições diferentes e peneirava os argumentos para melhor fazer enxergar a verdade os dois interlocutores.
O discurso dialético socrático, assim, é o discurso ideal para uma investigação franca e de boa-fé em busca da verdade, seja em família, entre amigos ou entre colegas de profissão. É o discurso que tem como premissas a bondade dos interlocutores e a necessidade de discussão sobre um assunto importante, como é o caso da discussão sobre o que é a virtude, ou o que é o amor.
Em contraposição, o discurso retórico sofista é ideal apenas para momentos em que debates públicos ocorrem, quando o convencimento do público se faz mais necessário do que a investigação honesta pela verdade. Nele, a bondade é manipulável, a necessidade é disfarçada e a verdade é esquecida.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/2444110