Como foi dito, o capitalismo surgiu no século XV com o modelo comercial, marcando o fim do sistema feudal e da Idade Média e dando início à Idade Moderna. Nesse momento da história, houve o fortalecimento do sistema mercantil, que se baseava na junção de diversos aspectos não planejados da economia, além de uma classe em ascensão: a burguesia. Por conta disso, o período também é conhecido como capitalismo mercantil.
Tinha-se uma economia baseada no controle e busca de matérias-primas e metais preciosos, além da intensa troca comercial com outros países. O início de empresas como a Companhia Britânica das Índias Orientais e da Companhia das Índias Orientais Holandesas também são grandes marcos do capitalismo comercial. Diversos comerciantes investiram seu capital, esperando um retorno imediato. O pré-capitalismo permaneceu em atividade até meados do século XVIII, quando se iniciou a Revolução Industrial e o nascimento do capitalismo industrial. Assim como o sistema capitalista atual, o capitalismo comercial tinha diversas características que determinavam seu modelo econômico, baseado no contexto histórico e político de cada país na época. Pode-se listrar quatro características como principais, sendo elas: controle estatal da economia, onde o rei comandava o mercado; metalismo, com o acúmulo de metais preciosos, como ouro; protecionismo, com a proteção do mercado interno; e uma balança comercial favorável, com o favorecimento das exportações em vez
das importações.
b) Como era baseado a economia?
c) Quais eram as companhias que realizavam as trocas comerciais?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa A.
Explicação: É possível dividir o capitalismo em quatro fases: o capitalismo comercial, o capitalismo industrial, o capitalismo financeiro e o capitalismo informacional.
Explicação: ESPERO TER AJUDADO !
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás