Respostas
Resposta:
Por Domingo Sangrento entende-se um episódio funesto ocorrido em 9 de janeiro de 1905, na cidade de São Petersburgo, Rússia. Na ocasião, milhares de pessoas que estavam nas imediações do Palácio de Inverno – residência dos czares –, determinadas a entregar em mãos de Nicolau II uma carta de reivindicações de melhorias das condições de trabalho nas fábricas da cidade, foram fuziladas pelos guardas imperiais.
A ação arbitrária contra os trabalhadores acabou por gerar uma reação em cadeia de revoltas em várias outras cidades russas, o que acabou por configurar a Revolução Russa de 1905 – encarada como um ensaio da Revolução de 1917
Explicação:
Resposta:
Para se ter uma compreensão satisfatória da Revolução de 1905, faz-se necessário saber alguns detalhes do contexto da Rússia czarista da transição do século XIX para o século XX. Portanto, inicialmente, devemos levar em conta que o último czar, Nicolau II, era herdeiro da política do absolutismo monárquico, ainda forte na Rússia naquela época. Essa estrutura, em meados do século XIX, gerou um grande problema para a Rússia, já que ela havia se atrasado, em relação a outras potências europeias, no processo de industrialização. Enquanto nações como Alemanha, França e Inglaterra estavam avançadas em termos industriais, a Rússia permanecia semifeudal.
A transição do regime semifeudal para o industrial ocorreu de forma abrupta na década de 1890, sobretudo por conta da construção da ferrovia transiberiana, que permitiu o escoamento de produtos industriais da Europa Ocidental para o Leste do continente e, consequentemente, a formação das primeiras fábricas em solo russo. A cidade de São Petersburgo, onde aconteceu o massacre do Domingo Sangrento, foi uma das que receberam tais fábricas?
Explicação: