Respostas
Resposta:
O fator que influenciou na industrialização dos Estados Unidos foi o grande fluxo deimigrantes britânicos, principalmente nas colonias do Norte ( se fixaram na faixa litorânea, praticavam a policultura). Teve inicio da atividade manufatureira, um mercado interno com o predomínio do trabalho familiar no campo e do trabalho assalariado nas cidades, expansão das casas de comércio e dos bancos.
Nas colonias do Sul , imperava a colonização de exploração, sociedade rigidamente estratificadabaseada em plantations (monoculturas) e trabalho escravo. A riqueza se concentrava nas mãos dos grandes fazendeiros escravagistas e o mercado interno prosperava lentamente. Já nas colonias do Norte os negócios se expandiram com rapidez e os capitais se concentravam nas burguesias nascentes.
A maioria dos primeiro imigrantes era britânica, seguidores de religiões protestantes que favoreciam o desenvolvimento capitalista.
O nordeste dos EUA além de estar próximo do oceano, possuía grandes reservas de carvão nas bacias sedimentares, e importantes jazidas de minério de ferro e diversificadas bacias minerais e energéticas, os grandes lagos favoreciam imensamente os transportes.
Após a independência, as diferenças econômicas, sociais e culturais entre a sociedade nortista e sulista afloraram e acabaram desembocando num conflito armado. Os estados escravagistas do Sul em franca decadência politica e econômica, tentando manter o poder e a escravidão criaram os estados confederados da América. Esses estados declararam sua secessão, essa atitude provocou a Guerra da secessão ou guerra civil americana.
A vitória foi da burguesia nortista que passou a estimular a imigração, ampliando o mercado interno e acelerando o processo de industrialização.
A depressão reduziu drasticamente a entrada de pessoas no país. Uma das medidas que ampliou o mercado interno foi o fim da escravidão pois a partir daí foi e se disseminando o trabalho assalariado e se estruturando uma ampla sociedade de consumo
Sabemos que a primeira região a se industrializar foi o Nordeste, as concentrações industriais estavam localizadas na Pensilvânia, em Pittsburgh, Detroit, no estado de Michigan. Houve falência de algumas indústrias e outras migraram de Michigan em busca de menores custos de produção, isso devido à elevação do alto custo da mão de obra e a concorrência de outras marcas. Muitos de seus moradores gostariam de se mudar, mas a profunda desvalorização imobiliária impediu de vender suas casas e comprar uma nova em outro lugar. Outras regiões industriais: Chicago, Detroit, Cleveland ,Buffalo, Pittsburgh, Columbus, Boston, Nova York, Filadélfia e Baltimore.
A participação dos EUA vem diminuindo , como consequência do grande crescimento de cidades no Nordeste, que se agruparam em gigantescas megalópoles, com isso houve a elevação dos custos de produção na região. Novos centros surgiram no sul e no Oeste do pais e centros mais antigos se expandiram acarretando uma dispersão industrial.
O vale do silício, o primeiro tecno pólo a ser implantado no mundo e é o mais importante dos EUA. Os fatores que contribuíram para o seu desenvolvimento foram: A corrida armamentista e aeroespacial durante a Guerra Fria, subsídios dos EUA em pesquisas, a criação do Stanford Industrial Park que atraiu indústrias de alta tecnologia, a formação de mão de obra qualificada e na produção de pesquisa de ponta proporcionadas por outras universidades da região. Os setores mais importantes nele instalados são o da indústria bélica, setor eletrônico, setores de alta tecnologia .
Explicação:
A existência de recursos naturais, notadamente a jazida de minério de ferro nos Grandes Lagos, o que atraiu o desenvolvimento de indústrias siderúrgicas, automobilísticas e ferroviárias - e as jazidas de carvão mineral dos Montes Apalaches, localizadas mais ao sul e de fácil exploração.