Quem foi o percursor dos estudos de indicadores ácido e base?
Respostas
Resposta:
O uso de indicadores de pH é uma prática bem antiga que foi introduzida no século XVII por Robert Boyle
Explicação:
A teoria final do ácido-base surgiu com as idéias de Svante Arrhenius (1859-1927) postulou sua teoria da dissociação eletrolítica, mas tinha algumas ambiguidades, mas Johannes Brönsted (1879-1947) e Thomas Lowry (1874-1936) postularam uma teoria mais geral teoria, que poderia ser aplicada a todos os ácidos e bases, chamada de teoria do próton.
Teoria ácido-base
No século XVII, Boyle, com base em observações e trabalhos experimentais, concluiu que existe um grupo de substâncias com propriedades semelhantes, que ele chamou de ácidos, e outras com propriedades diferentes, que ele chamou de bases.
Após essa abordagem, e na tentativa de explicar as propriedades observadas para substâncias ácidas e básicas e entender seu comportamento, cientistas como Arrhenius, Brönsted, Lowry e Lewis formularam várias teorias.
- Em 1887, Svante Arrhenius (1859-1927) postulou sua teoria da dissociação eletrolítica, segundo a qual existem substâncias que manifestam suas propriedades químicas e condutividade elétrica em soluções aquosas.
- Mais tarde, Johannes Brönsted (1879-1947) e Thomas Lowry (1874-1936) postularam uma teoria mais geral, que poderia ser aplicada a todos os ácidos e bases, chamada de teoria do próton. Isso postula que um ácido é qualquer substância capaz de doar prótons e uma base é uma substância capaz de capturá-los. Portanto, as reações entre ácidos e bases podem ser consideradas como reações de transferência de prótons.
Você pode ler mais sobre substâncias ácidas, no seguinte link:
https://brainly.com.br/tarefa/3845992
#SPJ2