• Matéria: Pedagogia
  • Autor: elisangelakf
  • Perguntado 5 anos atrás

PERGUNTA 3
Segundo Nóvoa, a formação docente “não se faz antes da mudança, faz-se durante, produz-se nesse esforço de inovação e de procura de melhores percursos para a transformação da escola”. Isso implica numa perspectiva ecológica voltada a mudança interativa dos docentes “e dos contextos que dá um novo sentido às práticas de formação de professores centradas nas escolas”.
NÓVOA. A. Formação de professores e profissão docente. In : NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação . 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 28.
Após a redemocratização, vários movimentos populares e de organização de educadores lançaram vivos ânimos, resultando na criação de critérios para ofertar aos sistemas educativos e às escolas brasileiras consistente base para valorizar os profissionais da educação. De que valorização exatamente estamos falando?
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Fundo de Desenvolvimento e Capacitação Docente Inicial e continuada dos educadores na Educação Básica.
Fundo de Custeio e Desenvolvimento da Capacitação e Valorização Docente Inicial e Continuada no Brasil.
Fundo de Custeamento e Conservação de Equipamentos da Educação Básica e de Valorização Docente.
Fundo de Custeamento e Incremento da Educação Básica e de Capacitação dos Professores da Educação.

Respostas

respondido por: andreia1pereira
6

Resposta:

Correta Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Explicação:

A história da educação brasileira está repleta de narrativas sobre os agenciamentos feitos, principalmente no início do século XXI, com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), estabelecendo oportunidades e favoráveis critérios que levassem aos sistemas educativos e às escolas a necessária base capaz de favorecer a valorização dos profissionais que trabalham na educação. É necessário que o educador esteja pronto para fazer consistentes orientações, avaliações e elaborações de novas propostas didáticas.

respondido por: adriana7635
5

Resposta:

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação

Explicação: A história da educação brasileira está repleta de narrativas sobre os agenciamentos feitos, principalmente no início do século XXI, com a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), estabelecendo oportunidades e favoráveis critérios que levassem aos sistemas educativos e às escolas a necessária base capaz de favorecer a valorização dos profissionais que trabalham na educação. É necessário que o educador esteja pronto para fazer consistentes orientações, avaliações e elaborações de novas propostas didáticas.

Perguntas similares