as competências socioemocionais são definidas como um conjunto de traços, comportamentos e habilidades que incluem tipicamente: 1. variáveis como atitude, valores, interesse e curiosidade, 2. variáveis de temperamento e personalidade como abertura a novas experiências, amabilidade, conscienciosidade, extroversão e estabilidade emocional, 3. variáveis sociais, como liderança, sensibilidade social e habilidade de trabalhar com outros, 4. construtos voltados à autoeficácia, autoestima e identidade pessoal, 5. hábitos de trabalho, tais como esforço, disciplina, persistência e manejo de tempo, assim como 6. emoções direcionadas a tarefas específicas, notadamente entusiasmo e ansiedade (abed, 2014; lee & shute, 2009).
Respostas
Resposta:
Alternativa 5: I e III, apenas.
Explicação:
I. As competências socioemocionais se referem a aspectos que envolvem tanto os sentimentos como o questões acerca do comportamento em grupo dos indivíduos.
CERTO. Porque essas competências fazem referência ao relacionamento interpessoal na sociedade. Desse modo, tais competências podem ser representadas por: empatia, respeito, esperança, tolerância e conhecimento sobre si mesmo.
II. Nem todos possuem a capacidade de adquirir as soft skills, posto que os indivíduos já devem nascer com essas características.
ERRADO. Na verdade, cada pessoa vai desenvolvendo as suas competências socioemocionais de acordo com a realidade em que vive. Sendo assim, é incorreto afirmar que a pessoa já nasce munida de certas competências socioemocionais.
III. As soft skills falam, dentre outros, das habilidades interpessoais que podem ser desenvolvidas pelos indivíduos, como flexibilidade e boa comunicação.
CERTO. Como falado, são competências fundamentais para lidar e conviver com as pessoas em todos os ambientes da sociedade (famílias, organizações públicas e organizações privadas).
Resposta:
Alternativa : 5 I,III apenas