O Freight Forwarder também conhecido como agente de carga, é um importante ator do comércio internacional e por isso está presente em todo o território nacional. Nas grandes cidades do Brasil, os Freight Forwarder mantêm escritórios que atuam diretamente, e nas cidades menores, normalmente atuam de forma indireta por meio de representantes. Considerando esse contexto e os temas estudados na disciplina, examine as sentenças a seguir e indique aquela que apresenta uma atividade inerente a esse ator do comércio internacional.
Respostas
Resposta:
Letra C
Explicação:
TEMA 4 – CONCEITO E APLICABILIDADE DO FREIGHT FORWARDER
A exemplo dos dois importantíssimos modelos de empresas necessárias e presentes na logística internacional marítima, observamos também o agente de cargas internacionais, o Freight Forwarder, empresa presente em todas as localidades do Brasil, seja direta ou indiretamente, sendo que nas capitais e principais cidades do Brasil há escritórios dessa natureza de atividade econômica, prestando serviço essencial para as práticas de fretes marítimos internacionais com eficiência.
Esse modelo de empresa pratica um serviço mais próximo da empresa contratante (importador ou exportador), permitindo-lhes um acompanhamento dos fluxos de cargas de forma mais próxima, pois, por possuir proximidade comercial mais aberta com empresas negociadoras no comércio internacional, podem executar melhores condições de follow up (acompanhamento) de cargas desde o ponto de retirada da carga (origem), até o ponto de destino (local definido para a entrega da carga conforme o INCOTERM[2] definido na operação de logística internacional.
Tagliacollo Silva (2013) define em sua Obra Logística no Comércio Exterior que a figura do Freight Forwarder como operador logístico vem crescendo consideravelmente, e as operações cada vez mais especializadas tendem a ser terceirizadas, exigindo profissionalismo e agilidade desse operador.
Resposta:
LETRA : C
Explicação:
Esse modelo de empresa pratica um serviço mais próximo da empresa contratante, permitindo-lhes um acompanhamento dos fluxos de carga de forma mais próxima, pois, por possuir proximidade comercial mais aberta com empresas negociadoras no comércio internacional, podem executar melhores condições de FOLLOW UP ( acompanhamento ) das cargas desde o ponto de origem até o destino final ( local de entrega da carga ).