• Matéria: Filosofia
  • Autor: souzadanny157
  • Perguntado 5 anos atrás

René Descartes desenvolveu um método filosófico baseado na dúvida para encontrar uma certeza na qual possa fundamentar o conhecimento seguro. Essa certeza fundamental de Descartes é chamada de cogito e sua formulação principal diz: *

10 pontos

a) "Penso, logo existo"

b) "Deus sive natura"

c) "Conhece-te a ti mesmo"

d) "Só sei que nada sei"

Respostas

respondido por: eeduardalaura
325

Resposta:

Alternativa A

Explicação:

René Descartes desenvolveu o que se chamou de "dúvida metódica" ou "método da dúvida". Esse método consiste na refutação, ou negação, de tudo aquilo que possa ser posto em dúvida. Para o filósofo, a base do conhecimento verdadeiro deveria ser indubitável (inquestionável).

Assim, Descartes realiza um percurso discursivo em que vai derrubando com a dúvida todas as possíveis certezas acerca dos sentidos, da existência do mundo, da matemática e, por fim, da própria existência.

O filósofo percebeu que para realizar o "método da dúvida" é necessário duvidar e duvidar é pensar. Esse ser pensante que duvida de tudo, precisa existir. Assim, a primeira certeza é em relação à própria existência.

Descartes formula a frase "Cogito ergo sum" ("Penso, logo existo"), chamada de cogito cartesiano como a certeza fundamental de todas as outras.


renatasantossoares94: obrigada
491659: da como mlhr resposta pra ela
respondido por: Matheusieti
283

A alternativa A está correta.

A dúvida metódica para Descartes pode ser entendida como uma ferramenta para a prova da existência da verdade absoluta.

Além disso, é a partir dela que ele busca a defesa do dogmatismo, tendo o conhecimento como base principal para a solução das problemáticas do indivíduo e do mundo ao seu redor.

Por fim, Descartes resolve demolir toda essa base herdada para produzir uma nova construção mais sólida feita por ele mesmo, mas levando em consideração as produções científicas em um momento anterior.  

Perguntas similares