• Matéria: Lógica
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 5 anos atrás

A Fé é Racional!!!

O que é a fé?
É a crença em algo que não vemos.
por exemplo: O vento.

Vc não vê ele mas tem provas de que ele exista, ou seja, a fé é racional.

Mas por ter alguns fanáticos que não fazem se quer uma pesquisa sobre o que eles acreditam, a fé ficou com essa má fama de irracionalidade.

Dêem suas opiniões pfvr.​

Respostas

respondido por: monique6474
1

Resposta:

acredito que a fé seja algo mais voltado para sentimentos e crenças religiosas, o que não necessariamente significa irracionalidade pq assim como qualquer filosofia, é algo pessoal. já o fanatismo se tornou algo mais apegado a crença de que as coisas que não podemos ver são obrigatoriamente reais e universais, tornando quem não acredita numa pessoa irracional

respondido por: bibil2adybug
1
Já no Mundo Moderno prevalece a idéia, que veio cada vez mais se consolidando desde Bacon a Kant e os pensadores contemporâneos, de que a razão humana não tem capacidade para indagar de questões situadas no plano meta-empírico, como, por exemplo, a existência ou não de Deus, a imortalidade da alma, ou seu destino ultraterreno.
Tais indagações se situariam no domínio da fé, ou seja, da crença religiosa. Donde o divórcio entre a razão e a ciência, contra o qual ainda recentemente o papa João Paulo II lançou a encíclica Fides et Ratio reafirmando a harmonia que deve existir entre as verdades eternas e a perquirição racional.
É claro que não é só no seio da Igreja católica que continua a ser aceita por muitos a prova racional dos problemas transcendentes, com base nos ensinamentos dos mestres medievais, como Santo Tomás de Aquino, bem como também em virtude de novos argumentos, como se dá com Rosmini, Maritain ou Blondel.
ço de que quem tem fé não tem temor da morte, configurando-se esta como um momento, embora final, da vida terrena, uma passagem para uma misteriosa forma de viver, sem corporeidade, que a razão não explica.
A fé, em suma, é uma condição de vida que nos auxilia a viver, de tal modo que se componha na existência uma crença intuitiva, um saber transcendental não fundado na razão, mas com ela compatível, e, como tal, plausível. É a suprema conjetura que nos traz a paz de espírito, a maior felicidade que se pode almejar
Perguntas similares