• Matéria: ENEM
  • Autor: juansilvalima2628
  • Perguntado 5 anos atrás

1.Qual é a importância de uma Constituição para um país? Apresente os principais aspectos da Constituição de 1946. 2. O que são "indústrias de base"? 3. Quais são as principais diferenças entre os projetos "nacionalistas" e "liberais", nesse período? 4. Em que consistia a política "nacional-desenvolvimen- tista" de Juscelino Kubitschek? 5. Você já ouviu falar em "inflação"? Como isso interfere na economia e na política? 6. Quais as diferenças entre "parlamentarismo" e "presi- dencialismo"? 7. As Reformas de Base propunham quais transformações?

Respostas

respondido por: Fernando9100
452

1 - A constituição é um documento base que estabelece os fundamentos jurídicos de um país. Essa constituição em particular democratizava a sociedade brasileira após um período de ditadura.

2 - São indústrias pesadas que produzem os elementos necessários para acelerar a industrialização (siderurgia, metalurgia, etc).

3 - O projeto nacionalista defende o uso de estatais para desenvolver a economia e a sociedade, o projeto liberal prefere deixar o mercado agindo livremente.

4 - Essa política pretendia desenvolver a economia diretamente com o uso do poder estatal.

5 - A inflação é o aumento dos preços. Ela interfere na economia e na politica porque reduz o poder de compra da população e consequentemente o consumo.

6 - No parlamentarismo, o poder fica muito concentrado no parlamento, no presidencialismo, esse poder fica um pouco mais concentrado na figura do presidente.

7 - As reformas de base propunham o voto para os analfabetos, a reforma agrária, a reforma fiscal, reforma urbana e reforma educacional.


rainao040: muito obrigado
silva620: gente ta certa estas respostas
vivinaira: obgdd❤
jennifergomes43518: Obg
luceliaalmeida67: tu é monstro cara
aquila49: vlw
lybniviana19: iaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Anônimo: @silva620 nós sabemos ToT
isac2756: oi
isac2756: valeu me ajudou muito
respondido por: EllenLib
2

1. A Constituição é importante para um país, pois fundamenta as regras de uma sociedade. Trata dos parâmetros dos seu sistema jurídico e define princípios e diretrizes para a sociedade, instituindo fundamentos e objetivos do país. Sendo assim, a Constituição regula e regulamenta a amplitude e o exercício dos poderes, institui os direitos básicos dos cidadãos, define as instituições essenciais ao Estado e fixa as suas competências, e define os métodos de escolha dos governantes.

A Constituição de 1946 surge após o fim do Estado Novo, restabelecendo diversos aspectos democráticos, como:

  • Poder Executivo exercido pelo Presidente da República, eleito pelo povo para um mandato de cinco anos;
  • Poder Legislativo constituído pelo Senado Federal e Câmara dos Deputados. Tanto os senadores quanto os deputados eram eleitos pelo povo;  
  • Poder Judiciário formado por tribunais federais de cada estado e pelo Supremo Tribunal Federal;
  • Autonomia política e administrativa para os estados;
  • Igualdade de todos os cidadãos brasileiros perante a lei;
  • Determinou a inviolabilidade do sigilo de correspondência;
  • Aboliu a censura e estabeleceu a liberdade de expressão;
  • Garantiu o direito a formação de associações;
  • Determinou a liberdade de cultos religiosos e crenças, assim como de posicionamento político e filosófico;
  • Estabeleceu o direito de ampla defesa de qualquer cidadão acusado;
  • Determinou que ninguém podia ser obrigado a fazer algo que não estivesse determinado na lei;
  • Determinou que um brasileiro só podia ser preso em caso de flagrante delito ou por ordem escrita de uma autoridade judicial;
  • Garantiu o direito de propriedade privada e estabeleceu residência como asilo inviolável do indivíduo;
  • Estabeleceu o habeas corpus, exceto em transgressões disciplinares.

2. São chamadas industrias de base aquelas que realizam a transformação da matéria-prima bruta (retiradas diretamente do meio natural) para matéria-prima processada, fornecendo material para outras industriais, como petrolíferas e siderúrgicas.  

3. O liberalismo é um movimento político que fala em favor da liberdade individual, já o nacionalismo, que também é um movimento político, anseia a liberdade dos povos, sendo a favor do direito de criarem seus próprios Estados independentes. Sendo a maior diferença entre eles que o Nacionalismo exige um Estado mais interventor da economia.

Naquele período os nacionalistas não consideravam possível que as potências econômicas mundiais forneceriam subsídios para que os demais países fossem seus futuros concorrentes comerciais, por isso, defendiam o desenvolvimento subsidiado pelo capital nacional, onde o Estado atuaria como um grande investidor da economia.

4. A política nacional-desenvolvimentista consistia em um período de grandes investimentos em transporte, produção de energia e indústrias de base. Tendo como objetivo o crescimento econômico. Também foi um período de esforços de atrair a população para o interior, motivado pela construção da capital, Brasília.

Juscelino Kubitschek então criou um ciclo de desenvolvimento baseado no lema 50 anos em 5, um plano de metas que tinha como base o desenvolvimento de cinco setores: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

5. Inflação é como chamamos o aumento dos preços de produtos e serviços.  

A inflação interfere na economia, pois, impacta o poder de compra de uma moeda, acaba por gerar incerteza, desestimulando investimentos e impactando o crescimento econômico. Também interfere na política, pois, aumenta o custo da dívida pública.

6. As principais diferenças entre Parlamentarismo e Presidencialismo é o modo como o chefe do Poder Executivo é escolhido e as funções como   chefe de Estado e de Governo são concentradas em uma só pessoa ou divididas em duas.

No Presidencialismo, o chefe do Poder Executivo é o presidente, eleito pelo povo. Neste caso, chefe de Estado e Governo são a mesma pessoa.

No parlamentarismo, o chefe do Poder Executivo é o primeiro-ministro,  escolhido pelos membros do Poder Legislativo federal. Sendo, o parlamento é escolhido pelos cidadãos. No parlamentarismo o cargo de Chefe de Estado e Governo são ocupados por pessoas diferentes.

7. As Reformas de Base foram um conjunto de medidas criadas com o objetivo de reestruturar a economia, e as instituições políticas e jurídicas Tinha o objetivo de diminuir a desigualdade social do país.  Entre as principais Reformas de Base estavam: a agrária, a administrativa, a constitucional, a eleitoral, a bancária, a tributária e a universitária.

Saiba mais sobre o período: https://brainly.com.br/tarefa/20622598

Anexos:
Perguntas similares