Para que uma piscina esteja em boas condições de uso é necessário que sejam realizadas manutenções periódicas. O tratamento da água de uma piscina é feito com filtros e também com produtos químicos. A quantidade de cloro recomendada para o tratamento de uma piscina é 1 grama para cada 100 litros de água. Para 6500 litros de água, vamos precisar de quantos gramas? *
1 ponto
a) 2 gramas de cloro
b) 10 gramas de cloro
c) 50 gramas de cloro
d) 65 gramas de cloro
Respostas
Alternativa D: é necessária 65 gramas de cloro em uma piscina de 6500 litros de água.
Esta questão está relacionada com a proporcionalidade entre variáveis. A proporção é um valor referente a razão de dois números. Por isso, a proporção está atrelada a fração, onde temos um numerador e um denominador. Desse modo, temos uma relação de equivalência entre dois valores.
Nesse caso, veja que temos grandezas diretamente proporcionais, pois existe uma relação direta entre a quantidade de cloro e o volume de água na piscina (1 grama de cloro para 100 litros de água). Assim, quanto maior uma das variáveis, a segunda cresce sob mesma proporção.
Por isso, vamos aplicar uma regra de três direta para calcular quantas gramas de cloro devem ser colocadas em uma piscina contendo 6500 litros de água. Portanto:
Serão necessárias 65 gramas de cloro, alternativa d).
Essa é uma questão em que precisamos utilizar a Regra de Três Simples.
Ela é muito utilizada quando queremos resolver problemas que envolvem duas ou mais grandezas diretamente ou inversamente proporcionais.
Então, podemos montar a seguinte relação:
Quantidade cloro Litros de água
1 g 100
x 6500
Comparando as grandezas com aquela onde está o x, podemos observar que:
Aumentando a quantidade de litros de água, mais cloro deverá ser adicionado, portanto, a relação é diretamente proporcional.
Devemos igualar a razão que contém o termo x com o produto das outras razões de acordo com proporcionalidade das grandezas.
1/x = 100/6500
1/x = 1/65
x = 65 g de cloro
Questão similar:
brainly.com.br/tarefa/19301893