Dentre os fatores que contribuíram para que D. Pedro I proclamasse a Independência do Brasil, havia *
A) a pressão exercida por correntes republicanas que exigiam que o Brasil aderisse ao regime republicano, fato ocorrido logo após o 7 de setembro.
B) a rejeição nacional à monarquia da coroa portuguesa e à escravidão, uma vez que os países vizinhos ao Brasil já eram repúblicas e haviam abolido o trabalho escravo.
C) o impacto do crescimento de movimentos populares independentistas, a exemplo das Conjurações Mineira e Baiana.
D) a mobilização da elite portuguesa, após a Revolução Liberal do Porto, pressionando o príncipe regente para que regressasse a sua terra natal e para que o Brasil voltasse à condição colonial.
Respostas
Resposta:
D) a mobilização da elite portuguesa, após a Revolução Liberal do Porto, pressionando o príncipe regente para que regressasse a sua terra natal e para que o Brasil voltasse à condição colonial.
Explicação:
Se traçarmos um ponto para o começo da nossa independência, poderíamos dizer que começa em 1808 com a chega da coroa ao Brasil. Vários atos como abertura dos portos, o incentivo a manufatura, a ciência, ao desenvolvimento, foram marcas desse período que retirava o Brasil do seus status de colônia e revogava o "pacto colonial" elevando-o a Reino em 1815.
Com a Revolução do Porto ocorrendo em 1820 numa tentativa de tirar Portugal da crise política e da crise econômica, o rei D. João VI se viu pressionado a voltar para a metrópole a fim de acabar com esse levante e ao mesmo tempo assina uma constituição. Dentro desses acordos, era pedido pelos portugueses o liberalismo em Portugal mas o conservadorismo no Brasil que significava a volta ao status de colônia e reivindicando a volta do principie.
Preocupados com esse fato, a elite local que não queria revogar o que foi dado durante a estadia da coroa, se movimenta para que esse fato não ocorre-se. Várias movimentações levaram ao famoso 9 de Janeiro, dia do fico, dando o passo definitivo para o 7 de setembro de 1822.