Respostas
Resposta:
A capoeira se tornou a quinta manifestação cultural brasileira reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Título deve ajudar a preservar a prática não só no Brasil, mas também no mundo.
Berimbau, pandeiro e atabaque; ginga e força: tudo isso lembra a capoeira. A manifestação cultural tipicamente brasileira é, hoje, praticada em todo o mundo.
Agora, a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciencia e Cultura) declarou a roda de capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
espero ter ajudado :)
A capoeira surgiu no século 17, praticada por escravos africanos como uma mistura de luta, dança e música. A técnica também é símbolo de resistência, pois era usada como defesa, tanto por escravos, quanto por libertos, depois do fim da escravidão. Era considerada subversiva e até a década de 1930 foi marginalizada.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. Uma arte marcial caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, como chutes, rasteiras e acrobacias e uma característica distinta: a musicalidade.
Dança, luta e símbolo de resistência, a capoeira deverá ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com o reconhecimento, a capoeira se iguala ao Cristo Redentor como patrimônio da humanidade.