Observe as pirâmides etárias do Brasil.
A pirâmide etária é um gráfico que representa a distribuição da população por idade e sexo. Com ela podemos analisar vários indicadores como taxa de natalidade e mortalidade e assim planejarmos ações públicas e privadas mais eficientes.
Temos aqui, três pirâmides em diferentes anos (1950-1985-2020) com intervalo de 35 anos entre elas e podemos visualizar a “transição demográfica” do Brasil.
Explique o que foi a transição demográfica brasileira, destacando as causas da queda na taxa de natalidade e mortalidade.
Respostas
Resposta:A transição demográfica é uma premissa social elaborada pelo demógrafo estadunidense Frank Notestein, na primeira metade do século XX, para refutar, por meio de números e dados, a teoria populacional malthusiana, que afirmava que o crescimento demográfico ocorria em ritmo exponencial. A teoria da transição demográfica afirma que não existe um processo único e constante de explosão demográfica ou crescimento populacional muito elevado. Quando esse fenômeno ocorre, postula-se que a tendência por parte dos diversos lugares é que haja uma posterior estabilização, sobretudo pelas sucessivas modificações nas taxas de natalidade e mortalidade. O principal efeito da transição demográfica, nesse sentido, seria o processo de envelhecimento populacional.
Explicação: