Respostas
Resposta:
A Igreja Católica Romana acredita na primazia papal. Já os ortodoxos, apesar de reconhecerem o papa como o Bispo de Roma e o primeiro da cristandade, rejeitam sua supremacia no governo da igreja e sua infalibilidade em assuntos de moral e fé
Explicação:
melhor resposta
Resposta: A Igreja Católica Romana acredita na primazia papal. Já os ortodoxos, apesar de reconhecerem o papa como o Bispo de Roma e o primeiro da cristandade, rejeitam sua supremacia no governo da igreja e sua infalibilidade em assuntos de moral e fé.
Explicação mais detalhada: Na Igreja Ortodoxa, o cargo mais alto da hierarquia é a do Patriarca de Constantinopla, que assim como o papa, é o símbolo de unidade da igreja.
Diferentemente da Igreja Católica Romana, que tem sua sede no Vaticano, a Igreja Ortodoxa acrescenta ao seu nome a localidade onde se encontra. Desta maneira existe a Igreja Ortodoxa Russa, sob jurisdição do Patriarca de Moscou, e a Igreja Ortodoxa Romena, que é dirigida pelo Patriarca da Romênia.
Ambas são consideradas a mesma igreja, mas possuem líderes diferentes.
O patriarca não possui uma autoridade total, por isso nenhum deles pode interferir na jurisdição do outro.
Calendário e datas comemorativas
Devido à desfasagem de dias entre os calendários juliano e gregoriano, as datas de Páscoa e Natal são comemoradas em dias diferentes. Enquanto o Natal católico romano é comemorado no dia 25 de dezembro, os ortodoxos o comemoram no dia 7 de janeiro.
Também há uma diferença na duração do tempo de quaresma. Para o católicos romanos, o período dura 40 dias, para os ortodoxos dura 47.
A diferença se explica porque os católicos romanos não incluem os domingos no cômputo da quaresma. Por sua parte, os católicos ortodoxos contam os domingos na soma final.