• Matéria: Português
  • Autor: alvespeixotoisabella
  • Perguntado 5 anos atrás

urgenteee
Leia o texto “Causo Mineiro” e responda ao que se pede em V ou F para as alternativas:



Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinhatomano uma pincumel e cuzinhano um kidicarnecumastumatepra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaídessustoquanduvi um baruivindedenduforno, parecenumtidiguerra. A receita mandopômidipipocadenda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô e o corpu da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem doidimais! Quascaídendapia! Fiquei sem sabêdoncovim, proncovô, oncontô. Oiprocevêquelocura! Grazadeus ninguém semaxucô!



( ) O trecho acima representa um exemplo de variedade lingüística regional. Esse é um dialeto típico mineiro. O Brasil é um país grande que apresenta vários dialetos regionais.

( ) “Ei, bichim…”,“fome da moléstia…” e “não se avexe” são exemplos de expressões regionais. Essas expressões são típicas do regionalismo nordestino. Uma outra expressão muito usada por eles é “não faça muganga…”

( ) A Língua Portuguesa originou-se do Latim. O Latim era a língua falada na região do Lácio (atual Roma) e possuía duas formas: o Latim Clássico e o Latim Vulgar. O Português provem do Latim Vulgar. A Língua Portuguesa é falada em mais de 5 países, espalhados em vários continentes.

Respostas

respondido por: gabypla900
0

Resposta:

bota a foto

Explicação:

fica melhor

Perguntas similares