• Matéria: Português
  • Autor: JaziPuglia
  • Perguntado 5 anos atrás

O VAIVÉM
Era um dia um velho chamado Zusa, que trabalhava pelo ofício de carapina. A sua oficina era um brinco, sempre muito asseada, a ferramenta muito limpa, tudo nos seus lugares.

Mas a mania do velho era batizar cada ferramenta com um nome próprio. O martelo chamava-se toc-toc, o formão, rompe-ferro, o serrote, vaivém.

Quando um carapina do lugar precisava de uma, corria logo à oficina do Zusa, a pedir-lhe de empréstimo.

Mas, tantas lhe fizeram, demorando a entrega ou ficando com as ferramentas algumas vezes, que o velho resolveu parar com os empréstimos.

Certo dia foi à oficina um menino, de mando do pai, e disse:

-- Papai mandou-lhe muitas lembranças e também pedir-lhe emprestado o vaivém.

Mestre Zusa pôs as cangalhas no nariz e respondeu:

-- Menino, volta e diz a teu pai que se vaivém fosse e viesse, vaivém ia, mas como vaivém vai e não vem, vaivém não vai.

(Lindolfo Gomes - Contos Populares Brasileiros).
Disponível em: .
Acesso em 28 set. 2020.
1 – Qual a temática apresentada no causo? *
1 ponto
a) A história de um serralheiro que possuía uma oficina impecável, onde realizava excelente trabalho e era elogiado por todos os clientes.
b) A história de um carpinteiro, cuja oficina tinha uma excelente organização. Este carpinteiro resolveu colocar nomes em suas ferramentas. Também era comum que viessem pessoas pedindo suas ferramentas em empréstimo.
c) A história de um marceneiro que fabricava móveis de ótima qualidade e o trabalho era reconhecido pelos moradores de sua cidade e também dos arredores.
d) A história de um ferreiro cuja oficina era bastante organizada e elogiada por todas as pessoas que o conheciam. Era bastante comum que outros carapinas pedissem ferramentas emprestadas.

Respostas

respondido por: analaura2211022
11

Resposta:

a resposta e 1 b) A história de um carpinteiro, cuja oficina tinha uma excelente organização. Este carpinteiro resolveu colocar nomes em suas ferramentas. Também era comum que viessem pessoas pedindo suas ferramentas em empréstimo.

2d) O senhor Zusa pediu ao menino que explicasse ao pai que muitas pessoas têm emprestado suas ferramentas e não as têm devolvido. Por esse motivo, Zusa não emprestará o vaivém (serrote).

Explicação:

eu fiz e e essa resposta


JaziPuglia: obrigado
isabelle18761: brigada
gabrielbertoldokoppe: valleuuuuu
gabrielbertoldokoppe: ai sim eu dou valor felomenal
gabrielbertoldokoppe: com as duas resposta ja >:)
respondido por: silvalara05
7

Resposta:

as respostas são 1)b 2)d

Explicação:


lina22dasilva: obrigada
isabelle18761: obrigada
Perguntas similares