Sobre o processo de colonização do território americano dominado pelos portugueses, podemos AFIRMAR: (marcar resposta correta)
A) A colonização portuguesa contou imensamente com a participação dos particulares, que são exemplificadas na formação das Capitanias Hereditárias, que perdurou ao longo da dominação sobre o território americano.
B) A partir de 1549, o rei de Portugal decide instalar um sistema de governo na América, o Governo-Geral, como forma de estimular a colonização do território.
C) A igreja católica pouco teve participação nos primeiros séculos da colonização portuguesa, só se intensificando no século XVIII, com a promoção do Barroco.
D) A atividade açucareira teve um curto impacto na promoção da colonização do território, tendo em vista a concorrência da produção no Caribe e na América inglesa.
Respostas
Resposta:
Letra B (Gabarito oficial).
Explicação:
Letra A (Falso) - As capitanias hereditárias não perduraram ao longo da dominação sobre o território americano, até porque apenas 2 capitanias conseguiram cumprir seu objetivo de proteger a terra e produzir.
Letra B (Correta) - O objetivo de Portugal ao implementar o Governo-Geral foi de aumentar o lucro e a organização da colônia, estimulando o processo de colonização.
Letra C (Falso) - A igreja católica teve uma participação significativa nos primeiros séculos, sobretudo na temática da escravização dos indígenas.
Letra D (Falso) - A atividade açucareira teve um LONGO impacto na promoção da colonização, mesmo com a posterior concorrência dos holandeses e de outros países, o açúcar continua tendo, até hoje, um significativo impacto na economia.