• Matéria: Artes
  • Autor: jacianabarbosa041
  • Perguntado 5 anos atrás

como as indústrias se organizam no formato de uma linha de produção e consumo​

Respostas

respondido por: lasanha6583
0

Resposta:

As indústrias são locais de transformação de qualquer matéria-prima em objetos prontos para o consumo. Elas se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas.

É possível classificá-las em três grandes grupos, dividindo-as de acordo com a sua produção. São eles: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo. Existem várias indústrias importantes no Brasil, como a Petrobras, Vale, Ambev; e no mundo, como a Apple, Samsung, Volkswagen, BMW, Coca-Cola, entre outras.

Tipos de indústria

A atividade industrial consiste no processo de transformação da matéria-prima, proveniente da natureza, em qualquer bem de consumo, durável ou não durável. Os tipos de indústrias são classificações que levam em conta o tipo de produção industrial, ou seja, o que aquela indústria produz. Há três tipos gerais de indústrias: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.

Indústria de produção de automóvel

As indústrias de base, também chamadas de indústrias de bens de produção, são aquelas que fazem a transformação da matéria-prima bruta, encontrada diretamente no meio natural, em matéria-prima processada, que será usada em outros ramos industriais. Dessa forma, esse tipo de indústria produz equipamentos e matéria-prima que serão usados por outras indústrias.

Já as indústrias de bens intermediários são aquelas que produzem bens manufaturados ou matéria-prima processada para outros ramos industriais, ou seja, para a produção de outros bens. São insumos que serão usados para outras indústrias produzirem.

As indústrias de bens de consumo produzem e direcionam essa produção diretamente ao mercado consumidor. Elas se dividem em indústrias de bens duráveis e não duráveis. Os bens duráveis são aquelas mercadorias que podem ser usadas por bastante tempo, como eletrônicos, roupas e calçados etc. Os não duráveis são os produtos perecíveis, ou seja, que seu prazo de validade é curto, como alimentos, remédios etc.

→ Exemplos dos tipos de indústrias:

Indústrias de base: mineradoras, madeireiras, petrolíferas, metalúrgicas.

Indústrias de bens intermediários: aquelas que produzem papel e celulose, produtos químicos, borracha, plásticos, componentes elétricos e eletrônicos.

Indústrias de bens de consumo duráveis: de automóveis, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos.

Indústrias de bens consumo não duráveis: de alimentos, têxtil, farmacêutica, cosméticos.

Evolução da indústria

As primeiras atividades industriais estabeleceram-se no mundo com a chamada Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Europa, mais precisamente no Reino Unido, no século XVIII (por volta de 1760). Nesse período foi criada a máquina a vapor, e o carvão mineral era a principal fonte de energia. A indústria têxtil foi a primeira a ser criada.

Esse processo avançou para outros países, como Bélgica, França, Estados Unidos e Japão. No século XIX, cerca de 100 anos após a primeira fase da Revolução Industrial, o mundo vivenciou a segunda etapa desse processo, a Segunda Revolução Industrial. Naquele momento, as nações avançavam no processo de produção, e indústrias automobilísticas, petroquímicas, siderúrgicas e metalúrgicas emergiram no cenário econômico mundial. O automóvel foi a principal criação do período, mas se destacaram também o avião, telefone, televisão, eletricidade, lâmpada, raio-x, entre outros.

Perguntas similares