Comente o trecho a seguir na "França do século XVII o poder da economia da justiça da política da religião era designado ao rei".
Respostas
No dia 5 de maio de 1789, o rei Luis XVI instala os Estados Gerais em Versalhes. Essa é a última medida que lhe resta para tentar salvar a monarquia de sua falência. A dívida era de tal proporção que os banqueiros e investidores não queriam mais firmar contratos de empréstimo.
Os impostos aportavam 190 milhões de libras ao tesouro. Pesavam de maneira esmagadora sobre as categorias mais modestas. Restava aos camponeses serem dilapidados de múltiplas maneiras pelos agentes do rei. Mais danosos ainda seriam os impostos indiretos. O mais impopular tornou-se a gabelle, imposto sobre o sal, cujo monopólio de venda pertencia ao Estado. A coleta chegava a 120 milhões, sobrando ao Estado apenas 40 milhões.
O caixa do Tesouro estava literalmente vazio. Uma parte do orçamento era absorvida pelas pensões dos cortesãos – não menos que 15 mil – que viviam com fartura na corte de Versalhes, em torno do rei e dos príncipes de sangue. O rei era mantido por essa gente na ignorância sobre a situação do reino